Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

Wellington Luiz é o novo presidente da Câmara Legislativa do DF 

Eleição para a mesa diretora da Casa aconteceu no fim da manhã deste domingo (1º), depois da posse dos parlamentares 

Brasília|Luiz Calcagno, do R7, em Brasília

Eleição da presidência da Câmara Legislativa do Distrito Federal
Eleição da presidência da Câmara Legislativa do Distrito Federal

Deputados distritais elegeram o deputado Wellington Luiz (MDB) para a presidência da Câmara Legislativa do Distrito Federal na primeira sessão do ano. A votação aconteceu neste domingo (1º) após a solenidade de posse dos parlamentares e do governador reeleito do DF, Ibaneis Rocha (MDB), para a legislatura que se inicia.

O vice-presidente da Casa é o deputado Ricardo Vale (PT). A Câmara teve uma renovação de 50% nas eleições de outubro. Embora já tenham exercido mandato como distritais e sejam considerados veteranos na Casa, tanto Wellington quanto Vale fazem parte do grupo dos 12 parlamentares que entraram agora.

Na nova configuração, o partido com mais parlamentares é o PL, com quatro integrantes na bancada, e o maior grupo parlamentar é o da oposição, com seis distritais do PT, PSOL e PSB, que se dividem em dois blocos, PT e PSOL e PSB.

Além do presidente e do vice, os parlamentares elegeram o Pastor Daniel de Castro (PP) como primeiro-secretário, com Pedro Paulo Pepa (PP) como suplente, o distrital Roosevelt Vilela (PL), como segundo-secretário e a deputada Jane Klébia (Agir) como suplente, e Martins Machado (Republicanos) como terceiro-secretário, com Eduardo Pedrosa (União Brasil) como suplente.


Comissões e outros cargos

O corregedor da CLDF será o distrital Joaquim Roriz Neto (PL) e o ouvidor é o deputado Jorge Vianna (PSD). Para a Comissão de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Ciência, Tecnologia, Meio Ambiente e Turismo o presidente será Daniel Donizet (PL) e a vice, Paula Belmonte (Cidadania). Integram o grupo, ainda, Doutora Jane (Agir), Rogério Morro da Cruz (PMN) e Joaquim Roriz Neto (PL).

Distritais elegeram para presidente da Comissão de Constituição e Justiça o distrital Thiago Manzoni (PL), com Chico Vigilante (PT) como vice. A comissão é composta, também, de Robério Negreiros (PSD), Fábio Félix (PSOL) e Iolando (MDB).


O presidente da Comissão de Assuntos Fundiários será o deputado Hermeto (MDB). O vice será Pedro Paulo Pepa (PP). O grupo tem, também, Gabriel Magno (PT), Daniel Donizet (PL) e Eduardo Pedrosa (União Brasil).

O deputado Eduardo Pedrosa (União Brasil) foi o presidente da Comissão de Orçamento e Finanças, com Joaquim Roriz Neto (PL) como vice. Paula Belmonte (Cidadania), Jaqueline Silva (Agir) e Jorge Vianna (PSD) compõem o grupo.


A comissão de Assuntos Sociais terá Dayse Amarílio (PSB) como presidente e Max Maciel (PSOL) como vice. A comissão tem ainda João Cardoso (Avante), Martins Machado (Republicanos) e Daniel de Castro (PP) como membros.

O presidente da Comissão de Defesa do Consumidor será Chico Vigilante (PT). Jorge Vianna (PSD) foi eleito vice. Hermeto (MDB), Roosevelt Vilela (PL) e Iolando (MDB) também integram a comissão.

Na Comissão de Direitos Humanos, o presidente eleito é Fábio Félix (PSOL), e o vice, Ricardo Vale (PT). O grupo tem, ainda, João Cardoso (Avante), Rogério Morro da Cruz (PP) e Jaqueline Silva (Agir) como membros.

Para presidente da Comissão de Educação, Saúde e Cultura, os distritais elegeram Gabriel Magno (PT). A vaga de vice ficou com Dayse Amarílio (PSB). O grupo tem, ainda, Thiago Manzoni (PL), Jorge Vianna (PSD) e Ricardo Vale (PT) como membros.

A distrital Doutora Jane (Agir) foi eleita presidente da Comissão de Segurança. O vice é Daniel de Castro (Progressistas), e o grupo tem como membros Roosevelt Vilela (PL) e os emedebistas Hermeto e Iolando.

Paula Belmonte (Cidadania) foi eleita presidente da Comissão de Fiscalização, Governança, Transparência e Controle. O vice do grupo é Ricardo Vale (PT). Robério Negreiros (PSD), Dayse Amarílio (PSB) e Max Maciel (PSOL) também estão no grupo.

Na Comissão de Transportes, o presidente eleito foi o distrital Max Maciel (PSOL), com Martins Machado (Republicanos) como vice. Integram a comissão, ainda, Pepa (PP), Gabriel Magno (PT) e Fábio Félix (PSOL).

Posse do governador

Em sessão presidida pelo deputado Iolando (MDB), a Câmara Legislativa do Distrito Federal deu posse na manhã deste domingo (1º) ao governador Ibaneis Rocha (MDB) e à vice-governadora Celina Leão (PP).

Ibaneis e Celina fizeram o juramento como eleitos e assinaram os termos de posse. Em seu dicurso, Ibaneis afirmou que o Governo do Distrito Federal precisa melhorar nas áreas da saúde e seguança. Também reforçou a necessidade de geração de empregos para a população.

Veja como ficará a composição da Câmara Legislativa do DF

Presidente - Wellington Luiz (MDB)

Vice-presidente - Ricardo Vale (PT)

1º-secretário - Pastor Daniel de Castro (PP)

2º-secretário - Roosevelt Vilela (PL)

3º-secretário - Martins Machado (Republicanos)

Corregedor da CLDF - Joaquim Roriz Neto (PL)

Ouvidor - Jorge Vianna (PSD)

Presidentes das comissões:

Presidente da Comissão de Constituição e Justiça - Thiago Manzoni (PL)

Presidente da Comissão de Economia, Orçamento e Finanças - Eduardo Pedrosa (União Brasil)

Presidente da Comissão de Assuntos Sociais - Dayse Amarílio

Presidente da Comissão de Defesa do Consumidor - Chico Vigilante (PT)

Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos, Cidadania, Ética e Decoro Parlamentar - Fábio Félix (PSOL)

Presidente da Comissão de Assuntos Fundiários - Hermeto (MDB)

Presidente da Comissão de Educação, Saúde e Cultura - Gabriel Magno (PT)

Presidente da Comissão de Segurança - Doutora Jane (Agir)

Presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Ciência, Tecnologia, Meio Ambiente e Turismo - Daniel Donizet (PL)

Presidente da Comissão de Fiscalização, Governança, Transparência e Controle - Paula Belmonte (Cidadania)

Presidente da Comissão de Transporte e Mobilidade - Max Maciel (PSOL)

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.