Zambelli diz que Bolsonaro teria perguntado a hacker da 'Vaza Jato' se urnas eletrônicas são confiáveis
Afirmação foi dada durante entrevista coletiva na Câmara dos Deputados; parlamentar foi alvo de operação da Polícia Federal
Brasília|Hellen Leite e Clarissa Lemgruber, do R7, em Brasília
A deputada federal Carla Zambelli afirmou nesta quarta-feira (2) que, durante uma suposta reunião entre ela, Jair Bolsonaro e o hacker Walter Delgatti Neto, preso pela Polícia Federal, o ex-presidente teria questionado o hacker sobre a confiabilidade das urnas eletrônicas. Segundo a parlamentar, Delgatti teria respondido que "nenhum sistema tecnológico é confiável".
"A conversa foi privada, mas a pergunta que o [então] presidente fez foi se as urnas eram confiáveis, e ele [Delgatti] respondeu que nenhum sistema tecnológico é confiável. A partir dali, não houve mais qualquer contato com o [ex] presidente [Jair] Bolsonaro", disse.
A afirmação foi dada durante coletiva de imprensa na Câmara dos Deputados no fim da manhã desta quarta-feira (2). Zambelli não passou detalhes sobre a data nem o lugar onde a reunião teria ocorrido, mas disse que Bolsonaro não deu continuação às tratativas de contratação do hacker.
• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
A deputada afirmou que se encontrou com Delgatti Neto poucas vezes e que ele teria oferecido uma "espécie de auditoria" das urnas eletrônicas durante o primeiro e o segundo turno das eleições do ano passado.
"Foram poucos encontros, três no máximo, em que a gente conversou sobre tecnologia. [...] Depois disso, ele foi conhecer o [ex] presidente Bolsonaro porque disse que teria muitas informações sobre tecnologia", declarou.