Eleições 2022

Brasília Zema lidera em Minas com 43%, seguido por Kalil, com 29%, aponta pesquisa Real Time

Zema lidera em Minas com 43%, seguido por Kalil, com 29%, aponta pesquisa Real Time

Atual governador aparece na frente dos adversários tanto na pesquisa espontânea quanto na estimulada; veja resultados

  • Brasília | Hellen Leite, do R7, em Brasília

Governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo)

Governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo)

Divulgação/Governo de MG/Gil Leonardi

Pré-candidato à reeleição ao governo de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo) lidera a preferência dos eleitores mineiros no primeiro turno, aponta pesquisa Real Time Big Data, encomendada pela Record TV e divulgada nesta segunda-feira (30). De acordo com o levantamento, o atual governador tem 43% das intenções de voto no cenário estimulado — quando os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados. 

Em seguida, aparece o ex-prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), com 29% das citações. Carlos Viana (PL) tem 7%, e Marcus Pestana (PSDB), 3%. Miguel Correa (PDT), Saraiva Felipe (PSB) e Lorene Figueiredo (PSOL) alcançaram 1% das intenções de voto. Renata Regina (PCB) não pontuou. Os indecisos somam 6%, enquanto 9% pretendem anular ou votar em branco.

Estimulada governador

Romeu Zema (Novo): 43%
Alexandre Kalil (PSD): 29%
Carlos Viana (PL): 7%
Marcus Pestana (PSDB): 3%
Miguel Correa (PDT): 1%
Saraiva Felipe (PSB): 1%
Lorene Figueiredo (Psol): 1%
Renada Regila (PCB): 0%
Branco/Nulo: 9%
NS/NR: 6%

Zema também lidera na pesquisa espontânea — quando os nomes dos candidatos não são apontados. Ele foi citado por 13% dos entrevistados. Kalil foi lembrado por 5%; Viana, Aécio Neves (PSDB) e Dilma Rousseff (PT) foram citados por 1% dos eleitores. Já 58% dos entrevistados se disseram indecisos, e votos brancos e nulos somaram 21%.

Em um possível segundo turno entre Zema e Kalil, o atual governador levaria a melhor sobre o ex-prefeito, com 48% dos votos, contra 35% do adversário. O levantamento também revela que 58% dos entrevistados aprovam o governo de Zema, contra 33% que desaprovam. Já 9% não sabem ou não souberam responder. 

Leia também: Bolsonaro cresce 4,8 pontos em um mês e passa Lula numericamente em SP, diz pesquisa

Senado

Aécio Neves lidera numericamente a disputa pelo Senado no estado com 16% das intenções de voto. Em seguida, aparecem Cleitinho (PSC), com 12%; e Alexandre Silveira (PSD) e Duda Salabert (PDT), empatados com 7%. No cenário dois, sem Aécio na disputa, quem leva a melhor é Cleitinho, que figura com 14% das citações. Confira:

Estimulada Senador (cenário 1)

Aécio Neves (PSDB): 16%
Cletinho (PSC): 12%
Alexandre Silveira (PSD): 7%
Duda Salabert (PDT): 7%
Marcelo Álvaro Antônio (PL): 3%
Julvan Lacerda (MDB): 1%
Marcelo Aro (PP): 1%
Branco/Nulo: 26%
NS/NR: 27%

Estimulada Senador (cenário 2)

Cletinho (PSC): 14%
Alexandre Silveira (PSD): 9%
Duda Salabert (PDT): 7%
Marcelo Álvaro Antônio (PL): 4%
Julvan Lacerda (MDB): 2%
Marcelo Aro (PP): 2%
Branco/Nulo: 30%
NS/NR: 32%

Aécio também lidera a rejeição ao cargo: 55% dos entrevistados responderam que não votariam no tucano para ocupar o posto no Legislativo. No ranking de rejeição também aparecem Duda Salabert (PDT), 33%; Alexandre Silveira (PSD), 28%; e Marcelo Álvaro Antônio (PL), 25%.

O instituto ouviu 1.500 pessoas nos dias 27 e 28 de maio. A margem de erro do levantamento, registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número MG-04979/2022, é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança da pesquisa é de 95% — o que significa que, se levarmos em consideração a margem de erro, a probabilidade de o resultado da pesquisa retratar a realidade é de 95%.

Últimas