Cidades Caça da FAB cai durante exercício militar no Rio Grande do Sul

Caça da FAB cai durante exercício militar no Rio Grande do Sul

Aeronave participava de um exércicio de combate organizado pela Força Aérea no estado. Ninguém ficou ferido

Aeronave caiu na zona rural de Viamão, região metropolitana de Porto Alegre

Aeronave caiu na zona rural de Viamão, região metropolitana de Porto Alegre

Reprodução/Facebook

Um caça A-1B da FAB (Força Aérea Brasileira) caiu durante um treinamento na cidade de Viamão, distante cerca de 15 km de Porto Alegre (RS).  Os pilotos da aeronave ejetaram pouco antes da queda e foram resgatados e não ficaram feridos.

Leia mais: A cada 4 horas, Brasil registra um caso de colisão de aviões com aves

A aeronave caiu e pegou fogo logo em seguida em um campo aberto na área rural da cidade.  O avião participava de uma série de exercícios de combate aéreo que acontecem na região desde quinta-feira (4).

Uma equipe do CENIPA (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) está a caminho do local, que já está sendo preservado por militares que auxiliaram no resgate dos pilotos que ejetaram.

Segundo a FAB, o acidente aconteceu após os pilotos detectarem uma falha técnica na aeronave e que ao perceberem o problema, direcionaram o caça para uma área desabitada, onde ocorreu a queda e a ejeção dos pilotos. 

A aeronave envolvida na queda era um caça AMX A-1B utilizado para missões de ataque e reconhecimento aéreo pela FAB. A aeronave foi produzida no Brasil no ínicio da decáda de 90 por meio de um consórcio entre a Embraer e duas empresas italianas do setor aeronáutico militar.

Este modelo de caça deve ser aposentado com a entrega dos primeiros caças Gripen adquiridos pelo governo brasileiro.