Defesa Civil envia alertas de teste para celulares em cidades do Centro-Oeste neste sábado
Demonstração marca conclusão da nacionalização da ferramenta que envia mensagens de risco diretamente a celulares
Cidades|Rafaela Soares, do R7, em Brasília
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

A população de Brasília (DF) e de 12 municípios nos estados de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul vai receber, neste sábado (27), um alerta teste da Defesa Civil, ferramenta que envia mensagens de emergência para celulares em casos de desastres de grande risco.
O sistema não exige cadastro prévio e é totalmente gratuito. Ele funciona em celulares compatíveis (Android e iOS lançados a partir de 2020) e com cobertura de telefonia móvel 4G ou 5G.
O alerta é enviado mesmo sem conexão com Wi-Fi ou pacote de dados.
Veja mais
Cidades que receberão os alertas
O envio das mensagens começará às 15h e atingirá as seguintes cidades:
- Brasília (DF);
- Goiânia (GO);
- Itumbiara (GO);
- Formosa (GO);
- Cidade de Goiás (GO);
- Campo Grande (MS);
- Dourados (MS);
- Corumbá (MS);
- Três Lagoas (MS);
- Cuiabá (MT);
- Rondonópolis (MT);
- Tangará da Serra (MT); e
- Rio Branco (MT).
Os alertas aparecem de forma destacada na tela do celular e podem emitir som mesmo no modo silencioso.
“Do Amapá ao Rio Grande do Sul, teremos 100% do Brasil com o sistema de alerta precoce disponível para a sociedade brasileira. Isso é transformador”, afirmou o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes.
Tipos de alerta
A Defesa Civil Nacional emite dois tipos de alerta: severo e extremo.
- Alerta severo: indica a necessidade de medidas preventivas, como em casos de chuvas fortes, deslizamentos ou alagamentos. O celular emite um som de “beep” sem interromper o modo silencioso e bloqueia a tela até que o usuário feche a notificação. Para receber esse alerta, é necessário habilitar a função no celular:
- Android: Configurações > Segurança e Emergência > Alerta de Emergência Sem Fio
- iOS: Configurações > Notificações > Ativar alertas de emergência
- Alerta extremo: representa o nível máximo de urgência, indicando risco grave à vida e à propriedade. O celular emite som contínuo mesmo no modo silencioso, e a tela permanece bloqueada até que o usuário feche a notificação. Esse recurso é ativado por padrão e não pode ser desativado.
Como funciona o sistema
O Defesa Civil Alerta foi criado pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) em parceria com o Ministério das Comunicações e busca avisar a população sobre riscos iminentes de desastres, orientando sobre medidas de proteção.
O sistema envia mensagens a qualquer cidadão que esteja no município afetado, independentemente do DDD. As mensagens são definidas pelos órgãos locais de proteção e defesa civil e operacionalizadas pela plataforma de Divulgação de Alertas Públicos, do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional.
Perguntas e respostas
Quais cidades receberão o alerta teste da Defesa Civil?
A população de Brasília (DF) e de 12 municípios nos estados de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul receberá um alerta teste da Defesa Civil neste sábado (27).
Como funciona o sistema de alerta da Defesa Civil?
O sistema de alerta da Defesa Civil não exige cadastro prévio e é totalmente gratuito. Ele funciona em celulares compatíveis (Android e iOS lançados a partir de 2020) e com cobertura de telefonia móvel 4G ou 5G. O alerta é enviado mesmo sem conexão com Wi-Fi ou pacote de dados.
Quando e como os alertas serão enviados?
Os alertas começarão a ser enviados às 15h e aparecerão de forma destacada na tela do celular, podendo emitir som mesmo no modo silencioso.
Qual é a abrangência do sistema de alerta no Brasil?
O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, afirmou que o sistema de alerta precoce estará disponível para 100% do Brasil, de Amapá ao Rio Grande do Sul.
Quais tipos de alerta a Defesa Civil emite?
A Defesa Civil Nacional emite dois tipos de alerta: severo e extremo, visando avisar a população sobre riscos iminentes de desastres e orientar sobre medidas de proteção.
Quem pode receber as mensagens de alerta?
O sistema envia mensagens a qualquer cidadão que esteja no município afetado, independentemente do DDD. As mensagens são definidas pelos órgãos locais de proteção e defesa civil e operacionalizadas pela plataforma de Divulgação de Alertas Públicos, do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp
