Deputado é preso em RR por suspeita de sequestro de jornalista
Jalser Renier, deputado desde 1994, é considerado um dos mandantes do crime contra apresentador Romano dos Anjos
Cidades|Gabriel Croquer, do R7
O deputado estadual e ex-presidente da Assembleia de Roraima, Jalser Renier (Solidariedade), foi preso de forma preventiva nesta sexta-feira (1º) na cidade de Boa Vista (RR), por suspeita de ser o mandante do sequestro do apresentador e jornalista Romano dos Anjos, que trabalha na TV Imperial, afiliada da Record TV.
O R7 tentou contato com o gabinete do deputado, mas não obteve resposta até a publicação desta matéria. O espaço está aberto para manifestação.
O momento da prisão foi registrado em vídeos (veja abaixo). Jalser Renier aparece cercado de agentes e pede para ler o mandado da Justiça de Roraima. "Ao meu ver, é uma condução caluniosa que está sendo feita comigo. Mas eu vou respeitar a emissão da Justiça", diz o parlamentar.
O deputado foi detido na Operação Pulitzer II, feita nesta sexta pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas), do Ministério Público de Roraima, junto às Polícias Civil e Militar do estado. O pedido de prisão preventiva foi decretado pela juíza do Poder Judiciário de Roraima Graciete Sotto Mayor Ribeiro. As investigações estão sob sigilo da Justiça.
Além da prisão de Jalser, a operação cumpriu outros três mandados de prisão preventiva e oito mandados de busca e apreensão na cidade de Boa Vista. Também foram convertidas em prisões temporárias outras sete prisões preventivas feitas na primeira fase da Operação Pulitzer, em 17 de setembro.
Em agosto, uma outra operação conjunta das autoridades policiais prendeu sete suspeitos de participar do sequestro. Desse grupo, seis eram policiais militares — todos trabalhavam também na equipe de segurança do deputado Jalser Renier. O outro detido era servidor da Assembleia Legislativa de Roraima. Na época da operação, Renier se disse surpreso com os fatos e desconhecer o teor das investigações.
Romano dos Anjos
Romano dos Anjos foi sequestrado no dia 26 de outubro do ano passado. Ele era conhecido por apresentar denúncias políticas em um programa da TV Imperial, o que, segundo investigações da polícia, poderia ter motivado o crime.
O jornalista estava em casa com a esposa quando foi surpreendido por criminosos armados e encapuzados, que o amarraram e o sequestraram por horas. Ele foi levado no próprio carro para uma área de mata e torturado. O veículo foi queimado e o apresentador foi encontrado quase 12 horas depois do sequestro.
Quem é Jalser Renier
Jalser Renier Padilha foi eleito deputado estadual pela primeira vez em 1994, com 21 anos, e nunca mais deixou de ser reeleito para o cargo. Em 2015 ele foi eleito presidente da Assembleia Legislativa de Roraima e comandou os trabalhos até 2020, quando decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) o impediu de assumir o cargo em 2021 pelo sexto ano consecutivo.
Nas últimas semanas, o deputado tem sofrido com problemas judiciais. No dia 23 do mês passado, Renier foi denunciado pelo Ministério Público de Roraima por desvios milionários de dinheiro público da Assembleia Legislativa de Roraima, por meio de fraudes em processos licitatórios.
Segundo investigação do MPRR, ele teria desviado pouco mais de R$ 1 milhão em um processo licitatório para prestação de serviços de isolamento acústico nas dependências da Assembleia Legislativa de Roraima junto ao ex-deputado Naldo da Loteria (PSB).