Desvios em emendas: operação conjunta cumpre 18 mandados de busca e afasta servidor
Participaram das ações agentes da PF e servidores da CGU e da Receita Federal; Justiça autorizou bloqueio de R$ 85,7 milhões
Cidades|Do R7, em Brasília

A Polícia Federal, com o apoio da CGU (Controladoria-Geral da União) e da Receita Federal, realizou a quinta fase da Operação Overclean, que busca desarticular uma organização criminosa suspeita de envolvimento em fraudes licitatórias, desvio de recursos públicos provenientes de emendas parlamentares, corrupção e lavagem de dinheiro.
Ao todo, os agentes cumpriram 18 mandados de busca e apreensão, além de uma ordem de afastamento cautelar de um servidor público de suas funções — todos expedidos pelo STF (Supremo Tribunal Federal).
As buscas são realizadas nas cidades de Salvador (BA), Campo Formoso (BA), Senhor do Bonfim (BA), Petrolina (PE), Mata de São João (BA) e Brasília (DF).
Nesta fase, o núcleo investigado teria atuado na manipulação de procedimentos licitatórios e no desvio de recursos públicos provenientes de emendas parlamentares destinadas ao município de Campo Formoso (BA), mediante pagamento de vantagens indevidas, além de tentar obstruir a investigação.
Veja mais
O STF também determinou o bloqueio de R$ 85,7 milhões em contas bancárias de pessoas físicas e jurídicas investigadas, com o objetivo de interromper a movimentação de valores de origem ilícita e preservar ativos para eventual reparação aos cofres públicos.
Os crimes apurados incluem participação em organização criminosa, obstrução de investigação, corrupção ativa e passiva, peculato, fraude em licitações e contratos administrativos, além de lavagem de dinheiro.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp













