Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Notícias R7 – Brasil, mundo, saúde, política, empregos e mais
Publicidade

Campo Grande integra estudo nacional sobre a saúde bucal da população brasileira

O estudo sobre as condições de saúde da população brasileira, o SB Brasil, incluiu Campo Grande (MS). O objetivo  é proporcionar à gestão do SUS informações para o planejamento de políticas e programas de promoção, prevenção e assistência em saúde bucal, nas esferas nacional, estaduais e municipais. A ação é realizada pelo Ministéro da Saúde, […] O post Campo Grande integra estudo nacional sobre a saúde bucal da população brasileira apareceu primeiro em Diário Digital.

Diário Digital

Diário Digital|Do R7

O estudo sobre as condições de saúde da população brasileira, o SB Brasil, incluiu Campo Grande (MS). O objetivo é proporcionar à gestão do SUS informações para o planejamento de políticas e programas de promoção, prevenção e assistência em saúde bucal, nas esferas nacional, estaduais e municipais.

A ação é realizada pelo Ministéro da Saúde, por meio da Coordenação Geral de Saúde Bucal, em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com apoio de estados, Distrito Federal e municípios, instituições representativas da odontologia, universidades e institutos de pesquisa em saúde pública.

Os quatro grandes levantamentos nacionais (realizados em 1986, 1996, 2003 e 2010) foram extremamente relevantes para a construção de uma consistente base de dados relativa ao perfil epidemiológico de saúde bucal da população brasileira.

A população referência deste levantamento será composta por brasileiros residentes em domicípios particulares permanentes, localizadas em regiões urbanas dentro de setores censitários definidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cuja escolha ocorreu por sorteio realizado pela UFMG. Serão entrevistadas e examinadas em suas casas pessoas com idades de 5 e 12 anos, além de grupos etários de 15 e 19 anos, 35 e 44 anos, 65 e 74 anos.

Publicidade

A previsão é de que as atividades de campo ocorram até maio deste ano. Os profissionais envolvidos no estudo (Agentes Comunitários de Saúde, Auxiliares de Saúde Bucal e Cirurgiões-dentistas), irão visitar os imóveis devidamente identificados e cumprindo os protocolos de biossegurança vigentes, através do uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI).

Em todo o Brasil, o estudo deve abranger aproximadamente 50 mil pessoas que moram em 422 municípios (395 cidades do interior, 26 capitais e o Distrito Federal).

Publicidade

Para conhecer mais sobre o SB Brasil 2020, acesse: https://aps.saude.gov.br/ape/brasilsorridente/sbbrasil2020

O post Campo Grande integra estudo nacional sobre a saúde bucal da população brasileira apareceu primeiro em Diário Digital.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.