Mercado de carros usados bate recorde em agosto

A alta nos preços e os reduzidos estoques de veículos zero quilômetros nas concessionárias, devido à falta de componentes e à desvalorização do real frente ao dólar, impulsionaram o mercado de usados nos últimos meses. Segundo a Fenabrave (associação de concessionários), entre janeiro e agosto foram comercializados 10.234.046 carros usados, o que representa um crescimento […] O post Mercado de carros usados bate recorde em agosto apareceu primeiro em Diário Digital.

A alta nos preços e os reduzidos estoques de veículos zero quilômetros nas concessionárias, devido à falta de componentes e à desvalorização do real frente ao dólar, impulsionaram o mercado de usados nos últimos meses. Segundo a Fenabrave (associação de concessionários), entre janeiro e agosto foram comercializados 10.234.046 carros usados, o que representa um crescimento de 48,2% em relação ao mesmo período de 2020.

De acordo com a entidade, o levantamento, que contabiliza automóveis, motocicletas, comerciais leves e pesados, apontou a maior alta anual nas transações de usados desde 2004.

“A baixa disponibilidade de veículos novos segue como o grande desafio do setor da distribuição automotiva e a oferta de usados surge como alternativa para suprir esse mercado”, disse Alarico Assumpção Júnior, presidente da Fenabrave.

O executivo revela que desde 2004, quando começou a série histórica sobre o segmento, o setor nunca havia superado a marca de seis veículos leves usados vendidos a cada novo emplacado em um mês. “Neste ano, chegamos a um proporção de 6,5 em julho e 6,8 em agosto”. Foram vendidos em agosto 1.439.113 veículos usados, aumento de 14,3% na comparação com o mesmo mês do ano passado, quando foram comercializados 1.258.743 unidades.

A entidade avalia que a boa oferta de crédito também tem influenciado a comercialização de veículos usados, principalmente entre automóveis e comerciais leves seminovos. “Modelos com até três anos de fabricação representaram 12,75% do volume comercializado em agosto e 11,27% do total comercializado no acumulado dos oito meses”, explica Assumpção Júnior. O executivo destaca ainda que o aumento das vendas de usados também atinge as motocicletas e os comerciais pesados.

A lista dos top cinco mais vendidos em agosto repete o que se viu no ranking de vendas de usados de julho, também muito aquecido. O Volkswagen Gol é o líder com 81.778 unidades comercializadas, seguido de Fiat Pálio (49.210), Fiat Uno (47.962), Fiat Strada (31.446) e Chevrolet Celta (28.813).

( Informação Web Motors- R7)

O post Mercado de carros usados bate recorde em agosto apareceu primeiro em Diário Digital.

Últimas