Diário Digital Operação ‘Araceli’ prende 30 criminosos por estupro de crianças e adolescentes

Operação ‘Araceli’ prende 30 criminosos por estupro de crianças e adolescentes

A Operação "Araceli" deflagrada na manhã desta terça-feira, 18 de Maio, em Campo Grande (MS), pela força-tarefa entre o Ministério Público de Mato Grosso do Sul, Polícia Militar e a Polícia Civil do Mato Grosso do Sul resultou em prisões que ocorreram em alusão ao "Maio Laranja", que combate exploração e abuso sexual de crianças […] O post Operação ‘Araceli’ prende 30 criminosos por estupro de crianças e adolescentes apareceu primeiro em Diário Digital.

A Operação "Araceli" deflagrada na manhã desta terça-feira, 18 de Maio, em Campo Grande (MS), pela força-tarefa entre o Ministério Público de Mato Grosso do Sul, Polícia Militar e a Polícia Civil do Mato Grosso do Sul resultou em prisões que ocorreram em alusão ao "Maio Laranja", que combate exploração e abuso sexual de crianças e adolescentes.

Dos 27 mandados de prisão, busca e apreensão, pelo menos 20 criminosos foram presos. Ainda foi registrado um flagrante por posse de prática de lacração na madrugada de hoje. Além deles, durante a semana, outras dez prisões foram efetuadas, na Capital. Segundo o Promotor de Justiça, Marcos Alex Vera de Oliveira, os números de casos em Campo Grande são horríveis.

No caso de abuso de vulnerável, 96% das vítimas são do sexo feminino e 4% são masculino; 8% das crianças e adolescentes têm suas imagens em filmes eróticos; 14% são agredidas e os menores de 6 a 13 anos de idade, acabam sendo as maiores vítimas da violência sexual. De acordo com o promotor, 93% dos criminosos que cometem esse tipo de crime são parentes próximos das vítimas. "Esses criminosos são os que as próprias crianças e a família chamam de tio, avó e até de pai", lamentou o promotor.

"Desta forma, precisamos incentivar as pessoas a denunciar. Fazer uma denúncia de uma pessoa que é de dentro da sua residência, é difícil, mas é preciso para combater crimes como esses", continuou Marcos Alex.

Diário Digital

Diário Digital

Diário Digital
Diário Digital

Diário Digital

Diário Digital
Diário Digital

Diário Digital

Diário Digital
Foram cumpridos 27 mandados de prisão nesta terça-feira
(Fotos: Bruno Barros)

Na data, não houve investigação. Foram realizados apenas o cumprimento de mandado de prisão de criminosos que já foram condenados pelo estupro de vulnerável e por atentado violento ao pudor e, que irão a partir de hoje, cumprir pena em regime fechado.

Para ação da força tática, foram escalados 181 policiais da Polícia Militar e 128 da Polícia Civil que se colocaram a disposição da operação.

Conforme o promotor a força-tarefa não vai parar. "Iremos continuar com a operação para combatermos ao máximo esse crime na Capital", finalizou.

Além do promotor Marcos Alex, estavam presentes o Comandante Geral da Polícia Militar, coronel Marcos Paulo Gimenez; Delegada geral-adjunta da Polícia Civil, Rozeman Geize Rodrigues de Paula; Títular da Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente (DEPCA), Delegada Marília de Brito Martins e o o Diretor do Departamento de Polícia Especializada (DPE), Delegado Fabiano Nagata.

Diário Digital

Diário Digital

Diário Digital
Diário Digital

Diário Digital

Diário Digital
(Fotos: Bruno Barros)

Operação “Araceli” — Batizada de Operação “Araceli”, a ação lembra o caso da menina brasileira Araceli Cabrera Sánchez Crespo, assassinada em 18 de maio de 1973, aos 8 anos de idade, na cidade de Serra, no Espírito Santo. O corpo da criança foi encontrado somente seis dias após o crime, desfigurado por ácido e com marcas de violência e abuso sexual. Os acusados pelo crime foram absolvidos e o processo arquivado pela Justiça, fato que instituiu o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Diário Digital

Diário Digital

Diário Digital
A coletiva de imprensa foi realizada no Ministério Público de MS
(Foto: Bruno Barros)

O post Operação ‘Araceli’ prende 30 criminosos por estupro de crianças e adolescentes apareceu primeiro em Diário Digital.

Últimas