FAB intercepta helicóptero venezuelano clandestino com 240 kg de drogas no Amazonas
Durante a interceptação, o helicóptero fez um pouso forçado em uma área verde e o piloto conseguiu fugir
Cidades|Do R7, em Brasília
A Força Aérea Brasileira interceptou nesta segunda-feira (9) um helicóptero vindo da Venezuela que entrou clandestinamente no espaço aéreo brasileiro transportando aproximadamente 240 kg de drogas. A aeronave foi localizada pelo Comando de Operações Aeroespaciais próximo de Manaus (AM). Durante a interceptação, o helicóptero fez um pouso forçado em uma área verde e o piloto conseguiu fugir antes da chegada das autoridades.
Veja mais
Segundo a FAB, a aeronave ingressou no espaço aéreo brasileiro sem apresentar plano de voo e foi classificada como suspeita. A corporação informou que a interceptação da aeronave fez parte de uma operação integrada ao Programa de Proteção Integrada de Fronteiras que tem por objetivo “combater ilícitos no espaço aéreo brasileiro por meio de ações coordenadas entre a FAB e órgãos de segurança pública”.
A operação, que teve participação da Polícia Federal, contou com duas aeronaves A-29 Super Tucano e um helicóptero H-60 Black Hawk.
Aviões clandestinos
De 2019 até julho deste ano, a Força Aérea Brasileira interceptou mais de 4 mil aeronaves. A ação ocorre quando o avião não tem autorização para estar no espaço aéreo brasileiro ou apresenta um comportamento considerado suspeito.
Veja o número de ocorrências por ano:
- 2019 - 843
- 2020 - 984
- 2021 - 1.147
- 2022 - 435
- 2023 - 404
- 2024 - 207 (até julho)
Os estados com o maior número de interceptações em 2024 foram Roraima, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e São Paulo, sendo as principais razões para essas ações a identificação e averiguação de aeronaves suspeitas (leia mais aqui).