Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Governo do CE nega morte em prédio que desabou em Fortaleza

Anteriormente, corporação havia dito que o desabamento do prédio Andréa deixou uma vítima fatal. Outras nove pessoas foram resgatadas com vida

Cidades|Plinio Aguiar, do R7*

Prédio residencial de sete andares desabou nesta terça (15) em Fortaleza
Prédio residencial de sete andares desabou nesta terça (15) em Fortaleza Prédio residencial de sete andares desabou nesta terça (15) em Fortaleza

Um edifício residencial de sete andares desabou na manhã desta terça-feira (15) em Fortaleza (CE). O Corpo de Bombeiros informou que o acidente deixou um morto, mas no início da noite, o Governo do Estado negou o óbito. Ao menos nove pessoas foram socorridas e outras nove são procuradas nos escombros. Não foi explicada, no entanto, a divergência entre as informações.

O governador do Ceará, Camilo Santana (PT), determinou que os bombeiros “passem a noite, 24 horas, trabalhando para salvar a vida das pessoas que estão nos escombros”. “É um trabalho que requer paciência, técnica. E nós estamos disponibilizando todos os recursos”, disse.

Leia mais: Prédio que desabou em Fortaleza tinha estrutura antiga

Leia também

O edifício Andréa ruiu por volta de 10h30, atingindo na sequência um caminhão e uma residência ao lado da edificação. O desabamento ocorreu no cruzamento da rua Tibúrcio Cavalcante com a rua Tomás Acioli, no bairro Dionísio Torres, área nobre da capital cearense. A área foi isolada pelos Bombeiros.

Publicidade

Uma câmera de segurança mostra o momento exato em que o prédio desaba.

Outras imagens exibem as vigas de sustentação do edifício em estado de deterioração.

Publicidade

Após o desabamento, o governador cancelou a agenda, inclusive a viagem a Brasília, para retornar à capital cearense. O petista informou, por meio de publicação na rede social, que estaria “retornando imediatamente para acompanhar a operação de resgate”. Na ocasião, determinou o “uso de toda a força operacional dos Bombeiros, Samu, Polícia Militar, Defesa Civil” e todos os demais órgãos estaduais que possam auxiliar no socorro às vítimas. No período da noite, já no local, Santana determinou que os 135 bombeiros que estão no local atuem 24 horas a fim de encontrar os desaparecidos.

Veja também: Vídeo mostra vítima sendo resgatada após prédio ruir no CE

Publicidade

De acordo com a corporação, há a possibilidade ainda não confirmada de vazamento de gás que teria levado à queda do prédio. Um edifício pode desabar em razão de vários fatores atuando de forma conjunta ou isolada, como erros de projeto, falhas de manutenção e até reformas não autorizadas que afetem colunas, segundo engenheiros ouvidos pelo R7.

O presidente do CREA-CE (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará), Emanuel Maia Mota, afirmou em entrevista à BBC News Brasil que foi registrada nesta segunda-feira (14) anotação de responsabilidade técnica informando uma reforma no edifício Andréa. Segundo Maia, a anotação entrou ontem nos registros da entidade em nome de um engenheiro que informava que a reforma seria feita no prédio, sem especificar em que área seria esta obra.

*Com informações de Andison Lima, da Record TV Fortaleza, e Agência Estado

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.