Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Jovem aproveitou saída dos pais para executar atentado e almoçou após tragédia, diz polícia do ES

Polícia diz que jovem era introspectivo, simpatizante de ideias nazistas e fazia acompanhamento psicológico e psiquiátrico

Cidades|Fabíola Perez, do R7

Polícia diz que adolescente era introspectivo e simpatizante de ideias nazistas
Polícia diz que adolescente era introspectivo e simpatizante de ideias nazistas Polícia diz que adolescente era introspectivo e simpatizante de ideias nazistas

A Polícia Civil do Espírito Santo afirmou na manhã desta segunda-feira (28) que o adolescente que planejou e executou o atentatou que matou quatro pessoas e deixou ao menos 12 feridos na cidade de Aracruz, na sexta-feira (28), se aproveitou da saída dos pais de casa para manusear duas armas do pai e sair para cometer a ação. Além disso, segundo o delegado responsável pelo caso, o jovem almoçou com os pais após a tragédia.

"O pai e a mãe saíram uma hora antes dele para ir ao centro de Aracruz fazer compras e isso demandaria tempo, então, ele aproveitou esse momento para cometer o atentado. Ele se apossou de objetos no interior da casa, em especial das duas armas de fogo. Depois, cobriu as placas dos veículos", diz o delegado André.

Depois dos ataques, ele retornou para casa e os pais chegaram. "Ele reage naturalmente, como uma rotina comum da família, almoçam e vão a uma segunda casa", diz a investigação. "No primeiro momento, ele nega o ato, mas, logo em seguida confessou e retornou com os policiais para que pudessemos apreender todos os objetos."

Adolescente que atirou em escolas fazia acompanhamento com psicólogo, diz polícia

Segundo a polícia, o adolescente afirmou que teria sofrido bullying. Com isso, a partir de 2020 ele começaria a planejar como executaria essa ação. "Isso foi alimentando esse sentimento de ódio. Ele fazia acompanhamento com psicólogo e psiquiatra." Ele era instrospectivo, falava pouco com a família, disse a polícia.

Publicidade

Em relação à dinâmica das ações, a polícia diz ainda que ele decidiu que no momento em que tivesse oportunidade se apossaria de duas armas de fogo na casa para cometer esse atentado em duas escolas mais próximas de sua casa. Para isso, sempre que tinha oportunidade, ele manuseava as armas sem conhecimento dos familiares a fim de criar familiariadade com os equipamentos.

O delegado diz ainda que ao invadir aa primeira escola, o adolescente rompeu um cadeado, chegou ao segundo portão, rompe o segundo cadeado e se aproxima das portas dos fundos, com a pistola entra na sala dos professores disparando e esgota das munições.

Publicidade

A polícia apirou que ele sai da instituição pelo mesmo caminho que entrou e segue para a segunda escola a cerca de um quilômetro de distância. No segundo colégio, o portão principal estava aberto e ele tem acesso ao hall de entrada se utilizando do revolver já que a munição da pistola tinham se esgotado.

Os estudantes em pé correm para o interior da sala e se trancam. Ele efetua novos disparos em uma segunda sala de estudantes, volta ao carro pelo lado do motorista e vai a um local mais ermo. Na volta, ele coloca os objetos nos locais que estavam em casa, as armas, o veículo e fica no interior da casa, esperando a chegada dos pais. Segundo a polícia, os pais sabiam do atentado, mas, até aquele momento, desconheciam a autoria.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.