Logo R7.com
RecordPlus
Notícias R7 – Brasil, mundo, saúde, política, empregos e mais

Justiça do Ceará cria vara para julgar crimes de facções criminosas

Novas divisões especializadas para julgar facções criminosas são recomendação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aos tribunais

Cidades|Márcio Neves, do R7

  • Google News
Pichação de facção demarca território no Ceará
Pichação de facção demarca território no Ceará

O TJ-CE (Tribunal de Justiça do Ceará) aprovou, nesta quinta-feira (1º), um projeto de lei que cria a Vara de Delitos de Organizações Criminosas. A vara vai funcionar em Fortaleza e deve analisar crimes vinculados a facções criminosas cometidos em todo o Estado.

O TJ-CE espera que a medida aumente a agilidade no julgamento dos crimes e processos e crie uma maior integração com os órgãos de segurança pública especializados no combate ao crime organizado.


A decisão de criar um tribunal exclusivo para julgar as facções acontece após o Ceará registrar uma escalada da violência, com uma chacina que matou 14 pessoase uma rebelião que matou outras 10 — crimes relacionados a uma disputa por facções que atuam no estado.

Leia também

No Ceará, diversas facções criminosas tentam ganhar espaço, entre elas o PCC (Primeiro Comando da Capital), CV (Comando Vermelho), GDE (Guardiões do Estado) e a FDN (Família do Norte).


Os tribunais estaduais de Alagoas, Pará, Bahia, Mato Grosso, Roraima e Santa Catarina já adotam varas especializadas no combate ao crime organizado. A criação de divisões da Justiça especializadas é uma recomendação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

A criação da vara pelo TJ-CE foi feita em sessão presidida pelo desembargador Gladyson Pontes e, segundo o tribunal, a decisão foi tomada em razão de demanda dos órgãos de segurança, principalmente após os recentes confrontos entre as facções no Estado.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.