Onda de calor está chegando ao fim? Norte e Nordeste terão chuvas intensas; veja previsão
Já em São Paulo, onde as temperaturas tendem a seguir a média dos últimos anos, a quarta-feira deve registrar no máximo 28ºC
Cidades|Do R7, com informações da Agência Brasil

A nona onda de calor que o Brasil enfrentou em 2023 chega ao fim nesta quarta-feira (20). Cerca de 15 estados e o Distrito Federal tiveram temperaturas muito acima da média esperada para esta época no ano.
Nos próximos dias o alerta é outro: chuvas volumosas podem atingir praticamente toda a região Nordeste, além de pontos de outras partes do país, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).
Maria Clara Sassaki, meteorologista do Climatempo, afirma que a cidade do Recife, em Pernambuco, é uma das mais atingidas.
• Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
• Assine a newsletter R7 em Ponto
Nesta terça-feira (19), de acordo com a especialista, choveu mais do que a média esperada para o mês de dezembro, e alagamentos foram registrados.
De acordo com o boletim do Inmet, as áreas de instabilidade devem avançar para o interior do Nordeste, afetando quase toda a região até sexta-feira (22).
“Também poderão ocorrer chuvas significativas no Recôncavo Baiano, com chegada de frente fria ao sul da Bahia”, detalhou Flaviano Fernandes, meteorologista do Inmet.
Chuvas aplacam o calor
Segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas), o estado de São Paulo também deve esperar maior volume de chuvas na segunda quinzena de dezembro.
Na capital, o forte calor tende a diminuir e as temperaturas devem ficar próximas das médias históricas registradas no último mês do ano, variando entre 18,7°C e 28,2°C.
Esta quarta-feira (20) será marcada por predomínio de sol entre poucas nuvens. Os termômetros devem registrar mínima de 19°C e máxima de 28°C.
Confira a previsão do tempo para os próximos dias na capital paulista:
• quinta-feira (21): mínima de 18ºC e máxima de 32ºC;
• sexta-feira (22): mínima de 20ºC e máxima de 28ºC;
• sábado (23): mínima de 20ºC e máxima de 32ºC;
• domingo (24): mínima de 20ºC e máxima de 31ºC;
• segunda-feira (25): mínima de 18ºC e máxima de 29ºC;
• terça-feira (26): mínima de 19ºC e máxima de 28ºC.
Veja a previsão para o país nesta quarta-feira
• Rio de Janeiro: mínima de 18°C e máxima de 32°C;
• Porto Alegre: mínima de 22°C e máxima de 29°C;
• Fortaleza: mínima de 25°C e máxima de 29°C;
• Cuiabá: mínima de 25°C e máxima de 35°C;
• Manaus: mínima de 25°C e máxima de 33°C;
• Campo Grande: mínima de 23°C e máxima de 31°C;
• Florianópolis: mínima de 23°C e máxima de 28°C;
• Recife: mínima de 25°C e máxima de 28°C;
• Belém: mínima de 23°C e máxima de 33°C.
Relembre rastro de destruição deixado por ventos de mais de 100 km/h durante temporal em SP
O temporal que atingiu a região metropolitana de São Paulo na tarde desta sexta-feira (3), com ventos de mais de 100 km/h, provocou um rastro de destruição com alagamentos, árvores caídas e serviços afetados. Duas pessoas morreram em desabamentos na re...
O temporal que atingiu a região metropolitana de São Paulo na tarde desta sexta-feira (3), com ventos de mais de 100 km/h, provocou um rastro de destruição com alagamentos, árvores caídas e serviços afetados. Duas pessoas morreram em desabamentos na região metropolitana e uma terceira no interior do estado. Na imagem, uma árvore danificou dois carros após cair, na região do Morumbi























