Pará decreta situação de emergência ambiental devido às queimadas
Governador Helder Barbalho assinou decreto nesta terça que proibe o uso de fogo para limpeza de áreas rurais e manejo de pastagem
Cidades|Do R7 e Thays Martins, do R7, em Brasília
O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), decretou estado de emergência ambiental no estado na noite desta terça-feira (27) devido aos incêndios. O decreto proibe o uso de fogo para limpeza de áreas rurais e manejo de pastagem.
Leia mais
Em postagem nas redes sociais, o governador disse que medida é necessária devido a “urgência ambiental que estamos vivendo”. Helder Barbalho citou dados do mês de julho, que apontaram para marca histórica no estado. Foram 3200 focos de queimada, 50% a mais que o mesmo período de 2023. Em agosto já foram 6600 pontos idenficados, 40% a mais que o ano passado.
“Esse crescimento continuado aponta uma situação de urgência”, afirmou, citando também a responsabilidade de cuidar do bioma amazônico.
118 municípios decretaram situação de emergência
Levantamento divulgado nesta terça-feira pela CNM (Confederação Nacional de Municípios) apontou que só em agosto 118 municípios decretaram situação de emergência devido às queimadas. O número é o dobro que todos os decretos de janeiro a agosto de 2023, quando foram 57.