Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

PF e Marinha apreendem mais de meia tonelada de haxixe em veleiro

Embarcação foi interceptada a 180 km de Fernando de Noronha e teria partido da Europa. Dois tripulantes foram presos em flagrante

Cidades|Do R7

PF e Marinha do Brasil apreendem mais de meia tonelada de haxixe em veleiro
PF e Marinha do Brasil apreendem mais de meia tonelada de haxixe em veleiro PF e Marinha do Brasil apreendem mais de meia tonelada de haxixe em veleiro

A Polícia Federal e a Marinha do Brasil, em cooperação com autoridades estrangeiras, interceptaram, na madrugada do último domingo (26), o veleiro Lamia, de bandeira panamenha, carregado com 632,65 kg de haxixe, substância extraída das folhas da Cannabis sativa, cuja planta é utilizada na produção da maconha.

A embarcação estava a cerca de 180 quilômetros do arquipélago de Fernando de Noronha (PE) e atracou na Base Naval de Natal. Dois tripulantes, ambos de nacionalidade italiana, foram presos em flagrante e conduzidos, no início da madrugada desta quarta-feira (29), juntamente com a droga, para autuação na sede da Polícia Federal. 

Leia também

A operação é resultado da troca de informações entre a Polícia Federal e agências estrangeiras, como o MAOC (Centro de Análise e Operações Marítimas) e o Cismar (Centro Integrado de Segurança Marítima), da Marinha do Brasil, que identificaram o transporte de haxixe em uma embarcação que teria partido do continente europeu.

A ação contou com o emprego do Navio-Patrulha da Marinha, que transportou policiais federais do Rio Grande do Norte e do Núcleo de Polícia Marítima na Paraíba. A interceptação do veleiro ocorreu após a PF obter autorização das autoridades panamenhas.

Publicidade

Segundo a polícia, a atuação integrada tem sido intensificada para assegurar a proteção ao meio ambiente e a segurança nas fronteiras marítimas, em especial na repressão a crimes transnacionais, como o tráfico internacional de drogas.

Mais de 600 kg de haxixe estavam sendo transportados na embarcação
Mais de 600 kg de haxixe estavam sendo transportados na embarcação Mais de 600 kg de haxixe estavam sendo transportados na embarcação

Outras ações

Apenas neste ano, a Polícia Federal no Rio Grande do Norte e a Marinha participaram de outras duas grandes apreensões de drogas em alto-mar. Na primeira, em 14 de fevereiro, foram apreendidas 2,2 toneladas de cocaína na costa pernambucana e, na segunda, em 16 de junho, 4,3 toneladas de haxixe foram encontradas a bordo de um veleiro a 426 quilômetros do Recife (PE).

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.