Logo R7.com
RecordPlus
Notícias R7 – Brasil, mundo, saúde, política, empregos e mais

PF encontra maços de notas de R$ 200 durante operação contra fraudes no INSS

Dinheiro estava guardado dentro de mala e foi achado por policiais que cumpriram mandados de busca e apreensão em Pernambuco

Cidades|Natália Martins, da RECORD, Bruna Pauxis e Gabriela Coelho, do R7, em Brasília

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Polícia Federal cumpre 31 mandados de busca e apreensão em nova fase da Operação Sem Desconto.
  • Oito ordens judiciais para uso de tornozeleira eletrônica foram emitidas para investigados por fraudes no INSS.
  • Investigações miram associações de aposentados e ex-servidores do INSS em Pernambuco, São Paulo, Paraíba e no Distrito Federal.
  • Mudança na coordenação do caso: inquérito transferido para a Coordenação de Inquéritos nos Tribunais Superiores.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Policiais federais que participaram da nova fase da Operação Sem Desconto, nesta quarta-feira (27), encontraram maços de dinheiro vivo ao cumprirem mandados de busca e apreensão em Pernambuco. Os agentes apreenderam as notas de R$ 200, que estavam escondidas em uma mala.

Com autorização do STF (Supremo Tribunal Federal), a Polícia Federal cumpriu 31 mandados de busca e apreensão e cumpriu oito ordens judiciais para colocar tornozeleira eletrônica em pessoas investigadas por fraudes e descontos associativos indevidos em benefícios pagos a aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).


A ação foi realizada em conjunto com a CGU (Controladoria-Geral da União). Os policiais e auditores cumpriram as determinações em quatro unidades da Federação:

  • Distrito Federal;
  • Pernambuco;
  • São Paulo;
  • Paraíba.

Veja Também

O objetivo da nova fase, segundo a corporação, é colher provas e aprofundar as investigações sobre o grupo responsável pelo esquema.


Os investigados devem responder por formação de organização criminosa, estelionato previdenciário, além de atos de ocultação e lavagem de dinheiro.

O R7 apurou que, na capital, são alvos dos mandados a Unibap (União Brasileira de Aposentados da Previdência) e Abenprev (Associação de Benefícios e Previdência).


Em São Paulo, policiais investigam a Amar Brasil Clube de Benefícios, Master Prev, Aasap (Associação de Amparo Social ao Aposentado e Pensionistas) e Andapp (Associação Nacional de Defesa dos Direitos dos Aposentados e Pensionistas).

Felipe Macedo Gomes, ex-presidente da Associação Amar Brasil Clube de Benefícios, e Igor Dias Delecrode, ex-presidente da Aasap, também foram alvos da operação.


Em Pernambuco, as ações miram ex-servidores do INSS na cidade de Garanhuns, entre eles Everaldo Felício de Macedo, suspeito de receber pagamentos do empresário Antônio Camilo Antunes, investigado sob acusação de ser o líder do esquema e conhecido como o Careca do INSS.

O R7 tenta contato com as empresas e as pessoas citadas. O espaço segue aberto para manifestação.

Search Box

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.