Logo R7.com
RecordPlus
Notícias R7 – Brasil, mundo, saúde, política, empregos e mais

PF mira ex-senador Fernando Bezerra e filhos em operação sobre fraudes em emendas

Na manhã desta quarta-feira (25), são cumpridos 42 mandados de busca e apreensão nos estados de PE, BA, SP, GO e no DF

Cidades|Do R7

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • A Polícia Federal realizou uma operação para desmantelar um esquema de fraudes em licitações.
  • O ex-senador Fernando Bezerra e seus filhos são alvos da operação, que cumpriu 42 mandados de busca.
  • A investigação revela a participação de agentes públicos e privados no desvio de recursos de emendas parlamentares.
  • A operação ocorre em vários estados, incluindo Pernambuco, Bahia, São Paulo, Goiás e o Distrito Federal.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Um dos alvos da operação é o senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE) Waldemir Barreto/ Agência Senado - Arquivo

A PF (Polícia Federal) realizou, nesta quarta-feira (25), uma operação para combater uma organização criminosa que estaria movimentando um esquema de fraudes em licitações, corrupção e lavagem de dinheiro.

O R7 apurou que o ex senador Fernando Bezerra (MDB-PE) e os filhos, o ex-prefeito de Petrolina Miguel Coelho e deputado Fernando Filho (União-PE), são investigados. Eles são suspeitos de fazer negócios para desviar emendas parlamentares com o empresário Pedro Garcez, dono da Liga Engenharia, cunhado de um sobrinho de Bezerra Coelho e alvo principal da ação. A RECORD contatou a defesa do ex-senador, que disse não ter tido acesso à decisão do ministro Flávio Dino.


“Os mandados vieram desacompanhados dos motivos que ensejaram as medidas cautelares. Após o acesso aos a autos, a defesa irá se manifestar”, afirmou.

A Operação Vassalos, como foi chamada, cumpre nesta manhã 42 mandados de busca e apreensão, expedidos pelo STF (Supremo Tribunal Federal), nos estados de Pernambuco, Bahia, São Paulo, Goiás e no Distrito Federal.


Dinâmica dos desvios

Outro ponto apurado pela reportagem é que os desvio de emendas foram apontados pelo pagamento, através da Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba) e do DNOCS (Departamento Nacional de Obras Contra as Secas), de pelo menos R$ 176 milhões para a Liga Engenharia, em licitações supostamente fraudadas. A empresa foi citada pelo TCU (Tribunal de Contas da União) em auditoria sobre a atuação de um suposto cartel de empreiteiras em licitações de pavimentação da Codevasf.

Leia Mais

De acordo com a Polícia Federal, a investigação aponta para existência de um esquema composto por agentes públicos e privados, que estariam envolvidos nos desvios. As movimentações eram feitas por meio de licitações para empresa vinculada ao grupo, que utilizaria o dinheiro no pagamento de vantagens indevidas e ocultação de patrimônio.

Search Box

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.