Previsão de chuvas e ventos de até 100 km/h deixa SP e outros estados em alerta
Gabinete de crise, em São Paulo, monitora todas as regiões do estado; Enel afirma que reforçou atendimento
Cidades|Do R7
Previsão de chuvas e ventos fortes, de até 100 km/h, nesta sexta-feira (8), deixa São Paulo e outros estados em alerta. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alerta laranja, de “perigo” para Paraná, Tocantins, Rondônia, parte de Minas Gerais e Santa Catarina, sul do Amazonas, Pará e a região Centro-Oeste, além de São Paulo.
O gabinete de crise, formado por integrantes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, CET, Enel e outros agentes públicos, também está monitorando todas as regiões do estado.
Segundo o Inmet, há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. Por isso, recomenda que a população “não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas, e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia”.
A Enel Distribuição São Paulo informou que reforçou, antecipadamente, suas equipes em campo, que estão de prontidão desde a tarde de quinta-feira (7) para atender a eventuais ocorrências que envolvam o fornecimento de energia dentro da área de concessão, composta por 24 municípios da Grande São Paulo, incluindo a capital paulista.
Para atender a casos críticos, a empresa mantém ainda 500 geradores para serviços essenciais, como hospitais, além de dois transformadores móveis e duas subestações, que podem ser posicionados em pontos estratégicos de bairros afetados. Os canais de atendimento também foram reforçados, incluindo o call center, que está preparado para dobrar sua capacidade.
Abertura de chamados
Para registro de falta de energia, a empresa orienta que os clientes utilizem, preferencialmente, os canais digitais para mais agilidade do atendimento, como o site (www.enel.com.br), o aplicativo Enel (disponível para iOS e Android) e o WhatsApp: (21) 99601-9608.
Em caso de emergência, a população deve acionar ajuda pelo telefone 199, da Defesa Civil, ou pelo 193, do Corpo de Bombeiros.
Como se proteger
● Se encontrar um cabo partido, não se aproxime;
● Não encoste em objetos metálicos, como semáforos, postes de iluminação pública, pontos de ônibus, portões e grades;
● Retire os equipamentos da tomada e deixe-os fora do alcance da água;
● Busque abrigo seguro: em caso de ventos intensos, procure locais seguros, longe de estruturas suscetíveis a danos, como postes, árvores ou fiações elétricas;
● Evite áreas arborizadas: durante tempestades, há risco de queda de árvores e descargas atmosféricas (raios).
Fonte: Enel