Primavera deve ter calor acima da média em todas as regiões do Brasil
Meteorologista explica que o El Niño influencia as temperaturas mais altas na estação que começa no próximo sábado (23)
Cidades|Do R7
A primavera, que começa oficialmente às 3h50 do próximo sábado (23), deve ter calor acima da média em todas as regiões do Brasil, de acordo com Maria Clara Sassaki, meteorologista do Clima Tempo.
Em entrevista ao R7, a especialista explicou que o calor deste ano, por vezes até atípico, com temperaturas altas durante o inverno, é ocasionado devido ao fenômeno El Niño.
Apesar do tempo quente durante a estação do ano, há previsão para chuvas irregulares, com risco de temporais frequentes. "Porém as chuvas consideradas acima do normal devem ser registradas apenas na região Sul", afirma a meteorologista.
·Compartilhe esta notícia no WhatsApp
·Compartilhe esta notícia no Telegram
Onda de calor
Uma onda de calor se espalha pelo Brasil nesta última semana do inverno e, segundo a previsão do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), algumas cidades, como Campo Grande (MS), Cuiabá (MT) e Teresina (PI), podem apresentar temperatura de até 43°C e registrar novos recordes de máxima para a época do ano.
A previsão de máxima até a próxima sexta-feira (22) em São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Palmas (TO) é de 39°C, porém com tendência de alta.
Ainda segundo Maria Clara Sassaki, o bloqueio atmosférico impede a chegada das frentes frias e fortalece o ar seco no país, com exceção do Rio Grande do Sul, onde deve haver a continuidade de chuvas significativas.