Quem pode doar sangue? Veja os critérios e benefícios de ser um doador
Campanha de incentivo a doação de sangue acontece em São Paulo, nos dias 19 e 27 de fevereiro
São Paulo|R7 Conteúdo e Marca
A Fundação Pró-Sangue Hemocentro de São Paulo registrou uma queda expressiva nas doações de sangue no início de 2026. Segundo o monitoramento diário, os tipos O positivo e negativo, B positivo e negativo, AB negativo estão com estoques abaixo do nível ideal e pode dificultar atendimentos de emergências no estado de São Paulo.
Para reverter o cenário alarmante e incentivar a população a doar sangue no início do ano, o Governo de São Paulo organiza novas campanhas de doação nas áreas da Avenida Paulista e da Faria Lima. Veja aqui quais são os critérios e benefícios para os doadores de sangue:
Quem pode doar sangue?
De acordo com o Ministério da Saúde, apenas 1,4% a 1,8% da população brasileira doa sangue regularmente. O que ainda é insuficiente para manter os estoques estáveis no país. Muitos ainda acreditam que a doação de sangue pode causar problemas de saúde, como infecções ou deixar o corpo mais fraco após o procedimento, mas nenhuma dessas afirmações são verdadeiras.
Para estar apto a doar sangue é necessário ter entre 16 a 65 anos (menores de idade devem estar acompanhados de responsáveis), pesar no mínimo 50kg e estar em condições boas de saúde, por exemplo, aqueles que estão gripados devem esperar o tempo de sete dias após a melhora.
É preciso que o paciente não tenha ingerido bebidas alcoólicas nas últimas quatro horas que antecedem a doação. Outro fator impeditivo de doar sangue são as tatuagens. É necessário esperar 12 meses para poder voltar a doar sangue.
Vale lembrar que há um intervalo mínimo entre doações que deve ser respeitado. Para os homens, são quatro doações ao ano separadas por um intervalo de 60 dias, já as mulheres, o máximo são de três doações ao ano, com um intervalo de 90 dias.
Benefícios em doar sangue
Além de ser um ato de solidariedade e cidadania, a doação de sangue concede benefícios ao doador. Entre eles estão: a renovação de células no corpo, o que reduz as chances de contrair alguns tipos de câncer, e a redução da viscosidade do sangue, prevenindo doenças do coração e sobrecarga no fígado.
Outro benefício acontece antes da retirada, no qual são realizados uma série de exames para certificar que o doador está apto para a doação. Com isso, é possível passar por um check-up gratuito, avaliando possíveis doenças ou condições de saúde.
Para os trabalhadores, que são doadores de sangue, a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) garante um dia de folga, sem prejuízo do salário, em caso de doação voluntária de sangue devidamente comprovada, a cada 12 meses de trabalho.
Onde doar sangue?

No Mês de fevereiro o Governo de São Paulo vai organizar duas datas de incentivos para a doação de sangue em pontos estratégicos da capital. Na quinta-feira (19), a região da Avenida Paulista será o foco. Já na sexta-feira (27), será a vez da região da Avenida Brigadeiro Faria Lima.
Para mais informações sobre a campanha de doação de sangue, acesse o site do governo de São Paulo.
*Essa matéria é um oferecimento do Governo de São Paulo.














