Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Notícias R7 – Brasil, mundo, saúde, política, empregos e mais
Publicidade

São Paulo tem ‘Dia D’ da vacinação contra paralisia infantil neste sábado

Imunização estará disponível para todas as crianças de 1 a 5 anos e as UBSs (Unidade Básica de Saúde) funcionarão normalmente

São Paulo|Do R7

São Paulo tem 'Dia D' de vacinação contra a poliomielite, neste sábado (LUCAS LACAZ RUIZ/Lucas Lacaz Ruiz/ESTADÃO CONTEÚDO)

O Governo do Estado de São Paulo realiza neste sábado (07) o ‘Dia D’ da vacinação contra a poliomielite. Os pais e responsáveis devem levar as crianças de 1 a 4 anos, com as carteirinhas de vacinação, para receber a dose do imunizante em uma das UBS’s (Unidade Básica de Saúde), que funcionarão normalmente.

Para os bebês de 0 a 1 ano, os profissionais de saúde vão avaliar a situação vacinal e o esquema será iniciado ou completado. Além do imunizante contra a paralisia infantil, estarão disponíveis todas as vacinas de PNI (Programa Nacional de Imunização).

Serão utilizadas as vacinas inativada poliomielite (VIP), para menores de 1 ano, e a oral poliomielite (VOP), conhecida como gotinha, para crianças entre 1 a menores de 5 anos.

A campanha contra a poliomielite do Ministério da Saúde começou no último dia 27 e vai até o dia 14 de junho. De acordo com dados do Ministério da Saúde, até a tarde da última sexta-feira haviam sido aplicadas mais de 1,6 milhão de doses do imunizantes no estado em 2024, sendo que o público alvo é de 2.373.506 crianças.

Publicidade

O que é a poliomielite?

A poliomielite, uma doença causada por enterovírus, infecta inicialmente a nasofaringe e leva a um quadro de infecção intestinal, e na maioria das vezes a recuperação é rápida.

Menos de 1% dos infectados terá a forma mais grave, chamada de paralítica. Nela, o vírus acomete a musculatura, em geral de membros inferiores de um lado só, e a pessoa fica com sequela para o resto da vida.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.