Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Notícias R7 – Brasil, mundo, saúde, política, empregos e mais

‘Tragédia anunciada’: vereador filmava más condições da ponte quando estrutura desabou

Pelo menos uma pessoa morreu e outra ficou ferida; ponte liga os municípios de Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA)

Cidades|Bruna Lima, do R7, em Brasília

O vereador Elias Junior (Republicanos-TO) fazia um vídeo denunciando as condições precárias da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira no momento em que a estrutura desabou, na tarde deste domingo (22), sobre o rio Tocantins. Ao R7, o político lamentou o fato de o problema ter ganhado visibilidade apenas após o desabamento. “Era uma tragédia anunciada. Por isso estava denunciando,” disse.

Pelo menos uma pessoa morreu e outra ficou ferida no incidente. A ponte liga os municípios de Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA). A PRF (Polícia Rodoviária Federal) informou que está avaliando as melhores alternativas de desvio de trânsito.

Vereador denunciava más condições da ponte no momento em que estrutura desabou Reprodução / redes sociais

Elias narrou ter ido ao local com alguns amigos na intenção de fazer a gravação como forma de cobrar melhorias. Morador de Aguiarnópolis, o vereador afirmou que usa a ponte com frequência, assim como boa parte da população. “É uma cidade carente, pequena, com muitas pessoas dependendo dessa passagem todos os dias para ir ao trabalho. Não sei nem como vai ser agora”, afirmou. “O vão central caiu inteiro. A estrutura inteira está comprometida. Tem veículos em cima, aguardando a retirada pela Defesa Civil,” acrescentou.

Essa ponte tem mais de 60 anos. A idade por si só já diz tudo. Ela vinha necessitando de reparos e a gente sempre cobrando as autoridades competentes

(Elias Júnior, vereador em Aguiarnópolis (TO) )

A ponte foi inaugurada em 1960, e tinha estrutura de concreto armado com comprimento de 533 metros e duas faixas de rolamento.


Com a queda da estrutura, o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) interditou totalmente a BR-226/TO. O ministro dos Transportes, Renan Filho, informou que equipes do departamento estão se deslocando para o local “visando avaliar a situação, apurar as possíveis causas e tomar as medidas necessárias”.

O governador Carlos Brandão informou que equipes de busca foram ao local e que o governo do estado está à “disposição para prestar o socorro necessário e buscar maneiras de auxiliar na manutenção do fluxo provisório sobre o rio Tocantins”.

Por volta das 18h40, no entanto, as buscas foram suspensas depois dos bombeiros identificarem que dois caminhões que caíram da estrutura estavam carregados com produtos perigosos. Segundo informações da PRF, um deles transportava ácido sulfúrico, uma substância corrosiva.


Rotas alternativas

Como rota alternativa, veículos que estão no Tocantins devem acessar a estrada que vai de Darcinópolis/TO a Luzinópolis/TO, chegar na BR-230/TO e seguir até o km 101 (cidade de São Bento/TO). Em seguida pegar a direita, sentido Axixá/TO e Imperatriz/MA.

Já no Maranhão, os usuários devem acessar a BR-226/MA em Estreito/MA até Porto Franco/MA. De Porto Franco/MA os usuários devem seguir pela BR-010/MA até Imperatriz/MA.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.