COP30: União Europeia anuncia meta de reduzir em 90% as emissões de gases até 2040
Anúncio foi feito às vésperas da cúpula dos líderes, onde serão discutidas novas iniciativas e compromissos
Brasília|Giovana Cardoso, do R7, em Brasília
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Às vésperas da COP30 (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas), a União Europeia anunciou nesta quarta-feira (5) que os países-membros do bloco vão reduzir entre 66% e 72% as emissões de gases de efeito estufa até 2035 em comparação com 1990. A meta faz parte das NDCs (Contribuição Nacionalmente Determinada), referente aos compromissos ambientais de cada nação.
A proposta, que abrange todos os setores da economia e gases poluentes, prevê uma redução liquida de 90% até 2040, em comparação com os níveis de 1990.
Nas redes sociais, a presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, afirmou que a meta é um “marco em nosso caminho para alcançar a neutralidade climática em até 2050″.
Veja mais
O acordo foi feito pouco antes da cúpula dos líderes na COP30, em Belém, marcada para quinta (6) e sexta-feira (7). No encontro, são esperadas novas iniciativas e compromissos multilaterais em prol do meio ambiente.
Segundo a Comissão, os próximos passos serão as negociações com o Parlamento Europeu. “A Comissão está pronta a contribuir para assegurar um acordo rápido, sublinhando simultaneamente a importância de manter a essência da proposta", diz o comunicado.
Ainda de acordo com o bloco, a trajetória para cumprir a meta até 2040 reflete as realidades econômicas, geopolíticas e de segurança atuais, “proporcionando simultaneamente aos investidores e as empresas a previsibilidade necessária para impulsionar a transição limpa e a competitividade industrial da UE”.
COP30
Entre os dias 10 e 21 de novembro, a capital do Pará, Belém, vai sediar a 30ª edição da Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima.
A cada ano, um país recebe o encontro, que tem como principal missão buscar formas de implementar a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima. Esse documento foi adotado por diversos países em 1992, com a meta de estabilizar a concentração de gases de efeito estufa na atmosfera.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp
