Logo R7.com
RecordPlus

Ações da Petrobras tem maior alta em 16 anos e puxam valorização da Bovespa

Ibovespa encerrou em alta de 2,76%, aos 48.963 pontos, próximo da máxima do dia

Economia|Do R7

  • Google News
Papéis da Petrobras ficaram em alta durante o dia todo
Papéis da Petrobras ficaram em alta durante o dia todo

A Bovespa fechou em alta pelo segundo pregão consecutivo nesta terça-feira (3), guiada pelo forte avanço de Petrobras, o maior em 16 anos, após notícia sobre possível mudança no comando da Estatal e repercussão positiva do resultado trimestral acima do esperado do Itaú Unibanco.

O Ibovespa encerrou em alta de 2,76%, a 48.963 pontos, muito próximo da máxima do dia, a 48.992 pontos. O volume financeiro da sessão somou R$ 7,3 bilhões.


O site do jornal Folha de S. Paulo informou no fim da manhã, sem citar fontes, que a presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster, foi informada pelo Palácio do Planalto que será substituída no cargo, fazendo os papéis da estatal acelerarem a alta verificada desde a abertura.

Nem a negativa da Secretaria de Imprensa do Planalto para a notícia tirou ímpeto das ações, que terminaram com altas de dois dígitos, a despeito de novo corte do rating da estatal, desta vez pela Fitch.


As preferenciais subiram 15,47%, maior alta desde 15 de janeiro de 1999. Os papéis ordinários, por sua vez, fecharam com alta de 14,24%.

O mercado fechou com a informação de que Graça Foster estava reunida com presidente Dilma Rousseff em Brasília.


Leia mais sobre Economia e ajuste suas contas

"Isso é definitivamente positivo para o preço das ações da Petrobras e para a empresa no curto e longo prazos", disse o analista Auro Rozenbaum do Bradesco BBI, referindo-se às notícias sobre mudanças na direção da companhia.


Em nota a clientes, ele observou que o envolvimento de Joaquim Levy no processo de seleção, conforme também informara a Folha mais cedo, trazia credibilidade e que, se o sucessor de Graça vir a ser um executivo experiente e bem conhecido, pode haver um espaço de alta potencial no curto prazo para o papel.

"Esse é o único gatilho de curto prazo que enxergamos ser capaz de provocar um rali na ação", disse, ponderando, contudo, que a nomeação de um novo presidente-executivo não irá mitigar os riscos de curto prazo enfrentados pela estatal, que incluem dificuldades na aprovação do resultado auditado, bem como potenciais punições e/ou restrições de órgãos reguladores dos mercados de capitais no Brasil e Estados Unidos por causa das investigações na operação Lava Jato.

O quadro externo também favoreceu os papéis da companhia nesta sessão, com a disparada dos preços do petróleo no exterior, com o barril nos Estados Unidos avançando 7%.

As preferenciais do Itaú Unibanco, com forte participação na composição do Ibovespa, avançaram 2,79%, após o banco superar previsões de lucro no quarto trimestre, reflexo de nova queda da inadimplência, maiores margens com crédito e aumento das receitas com serviços.

Na esteira, as ações preferenciais do Bradesco subiram 3,7%.

Santander Brasil subiu 4%, depois de reportar lucro de R$ 578 milhões no quarto trimestre, alta de 7,7% ante os três meses imediatamente anteriores.

Outro importante suporte veio do avanço de 4,8% dos papéis da Vale, acompanhando a alta do minério de ferro na China.

Gafisa subiu 4,71%, impulsionada por novo programa de recompra de até 27 milhões ações, correspondentes a 10% dos papéis em circulação, pelo Conselho de Administração da companhia na segunda-feira.

Ações do setor elétrico que tiveram forte alta na véspera, como Light e EDP Energias, fecharam em queda.

As empresas de educação Kroton e Estácio também se destacaram no lado negativo, embora tenham encerrado longe das mínimas, em meio a especulações acerca das recentes mudanças no programa de financiamento ao ensino superior, o Fies.

Em nota a clientes, a corretora Brasil Plural disse que o analista da casa consultou a Kroton sobre a queda e que a companhia disse não ver qualquer razão para o recuo das ações.

Ainda de acordo com o e-mail enviado pela Plural, a companhia mencionou que negociações com o Ministério da Educação sobre mudanças no Fies continuam, mas que não há reuniões ou novidades nesta semana; e que alguns investidores estavam espalhando rumores de um potencial anúncio de mudanças adicionais na quarta-feira, mas que não havia nada na agenda e que na visão deles isso não fazia sentido.

Quer fazer compras online? Use o R7 Ofertas

Seja bombardead@ de boas notícias. R7 Torpedos

Moda, esportes, política, TV: as notícias mais quentes do dia

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.