Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Ações da petroleira de Eike têm maior alta desde 2008

Companhias do empresário puxaram alta de 1,5% na Bolsa de São Paulo nesta terça-feira (15)

Economia|Do R7

Eike Batista: petroleira OGX teve alta de 48% nesta terça-feira (15)
Eike Batista: petroleira OGX teve alta de 48% nesta terça-feira (15)

O principal índice da Bolsa de São Paulo subiu 1,5% nesta terça-feira (15) graças à disparada da petroleira OGX, que teve a maior alta desde a estreia na bolsa (quase 48%) em meio a notícias de que o empresário Eike Batista poderia deixar o controle da companhia.

O Ibovespa subiu 1,5%, a 54.980 pontos, tendo chegado a superado os 55 mil pontos. Com a alta desta sessão, o índice ampliou seu avanço em outubro para 5,05%. O giro financeiro do pregão foi de R$ 9,5 bilhões, superior à média dos últimos dias.

Com as ações preferenciais das blue chips Petrobras e Vale tendo variações mais modestas e as bolsas dos Estados Unidos recuando, o Ibovespa avançou majoritariamente por conta de OGX. A ação, que subiu quase 48%, teve sua maior alta percentual desde que chegou à bolsa, em junho de 2008.

A disparada da ação ocorreu após o portal Infomoney afirmar que credores da OGX consideram uma proposta que converteria dívida em ações, dando a eles uma fatia na companhia e diluindo a participação do controlador Eike Batista. O especialista em renda variável Rogério Oliveira, da Icap Brasil, afirmou que a notícia provou uma "cobertura de posições".


— A notícia acabou provocando uma cobertura de posições de quem está vendido no papel com a proximidade do exercício de opções sobre ações (na próxima segunda), já que ninguém vai pagar para ver.

A MMX, também do Grupo EBX, teve a segunda maior alta do Ibovespa, depois de acertar a transferência do controle do seu porto de minério de ferro para a trading Trafigura e o fundo Mubadala. Em relatório, analistas da Planner afirmaram que o resultado foi positivo para as empresas de Eike.


— Acreditamos que o fechamento desta venda é muito positivo para a MMX, que agora fica sem dívidas, com uma participação significativa nos resultados do porto, sem carregar as dívidas relativas à sua construção.

No sentido contrário, recuaram papéis de construtoras, com destaque para a Gafisa, após a Cyrela ter anunciado na véspera redução de vendas e lançamentos no terceiro trimestre, inaugurando a divulgação de dados operacionais do setor.


A Embraer teve a maior queda do índice, após suas entregas de aeronaves terem avançado 10% no terceiro trimestre sobre o mesmo período do ano passado, mas os envios a clientes de aviões comerciais terem caído quase 30%.

No cenário macroeconômico, investidores permaneceram atentos aos debates para reabrir o governo dos Estados Unidos e elevar o limite da dívida do país até a próxima quinta-feira (17), a tempo de evitar que o país caminhe para um default.

Republicanos na Câmara dos Deputados vão tentar avançar em um novo projeto de lei fiscal que prevê aumentar o limite da dívida até 7 de fevereiro e financiar o governo até 15 de dezembro, disse o deputado Devin Nunes.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.