Alckmin critica falta de responsabilidade fiscal do governo federal
Governador de São Paulo também reclamou dos altos juros que o Estado precisa pagar
Economia|Joyce Carla, do R7
![De acordo com Alckmin, reformas são necessárias](https://newr7-r7-prod.web.arc-cdn.net/resizer/v2/GVXBS4H72VIRVOYYUTSRPYGQ7A.jpg?auth=23eb1394900bced573075b63a9fc4cae3842a660c66705b8ef08d2f42fcb3681&width=800&height=553)
O governador Geraldo Alckmin criticou, nesta quinta-feira (24), a falta de responsabilidade fiscal do governo federal e reclamou dos altos juros que o Estado de São Paulo tem que pagar para quitar a dívida. O tucano participou de um jantar da Anefac (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade) e falou sobre a guerra fiscal.
— Nós (estados) precisamos controlar as nossas contas, mas o governo federal, não. Além disso, pagamos juros que chegam a 13%. Ainda assim, o Estado de São Paulo conseguiu reduzir a dívida líquida.
Leia mais notícias de Economia e ajuste suas contas
Segundo o governador, as reformas tributárias, fiscais e políticas são necessárias, mas difíceis de serem feitas.
— O ano para fazer isso é o primeiro após a eleição, pois nele o presidente tem aprovação das urnas. Mas, se não for feito no início, são quatro anos perdidos.
Alckmin disse ainda que uma saída é fazer as reformas de maneira gradual, como foi resolvida a disputa pelo ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviços) do comércio eletrônico.
— O Estado vive do ICMS. Teremos cinco anos para nos adaptar à redução que teremos com as mudanças no ICMS para o comércio eletrônico. O lado bom é que essa alteração será pouco a pouco. Assim devem ser feitas as outras reformas, de maneira gradual para acontecer.
Seja bombardead@ de boas notícias. R7 Torpedos
Moda, esportes, política, TV: as notícias mais quentes do dia