Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Aumento do gás encanado faz reclamação crescer 521% no Procon

De janeiro a setembro, foram 609 queixas ante 98 reclamações no mesmo período de 2018. Aplicação de reajuste provocou impacto na tarifa

Economia|Do R7

Manter o aquecedor regulado ajuda a economizar gás
Manter o aquecedor regulado ajuda a economizar gás Manter o aquecedor regulado ajuda a economizar gás

O aumento do gás encanado fez as reclamações contra a Comgás crescerem 521% no Procon-SP, vinculado à Secretaria da Justiça e Cidadania. De janeiro a setembro deste ano, foram registradas 609 queixas ante 98 reclamações no mesmo período de 2018. 

O impacto na conta do gás este ano foi provocado pela aplicação do reajuste tarifário (que ocorre a cada cinco anos) e do ajuste anual. Além disso, o preço do petróleo e a variação do câmbio contribuíram com a elevação da tarifa, que foi autorizada pela Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo (Arsesp).

Como a composição da tarifa de gás depende do segmento (comercial ou residencial), classe ou faixa de consumo (volume em metros cúbicos consumidos) entre outros fatores, não houve um percentual único de aumento para todos os consumidores.

Procon-SP afirma que a Comgás deve esclarecer o consumidor de forma mais efetiva e individualizada, para que o consumidor entenda o valor final de sua conta mensal.

Publicidade

Segundo o órgão de defesa do consumidor, é dever da empresa analisar os casos de forma particular e, dependendo da situação, apresentar uma proposta de solução para que o orçamento da família não seja desestruturado, levando a uma situação de endividamento.

A Comgás afirma em nota que fatores como o preço do petróleo e a variação do câmbio têm causado impacto nas tarifas de gás. Além disso, segundo a empresa, dois aumentos deste ano foram autorizados pela Arsesp (Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo". A empresa informa também que oferece vários serviços para tira-dúvidas dos consumidores.

Publicidade

Dicas para economizar do Procon

Ao cozinhar

Publicidade

- Se possível use panelas tampadas, o cozimento fica mais rápido;

- Use o bocal proporcional ao tamanho da panela;

- Evite abrir o forno e, se possível, coloque mais de um alimento para assar de uma vez;

- É recomendável usar a quantidade de água adequada ao cozimento do alimento, não deixando ferver mais tempo que o necessário.

Ao tomar banho

- Regule o aquecedor e evite usar a temperatura máxima, procure não misturar água fria com água quente, a temperatura ideal é apenas com água quente; 

- Recomenda-se fazer a manutenção do aquecedor uma vez ao ano. Banhos demorados desperdiçam gás e água.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.