Logo R7.com
RecordPlus

Bolsa sobe 1% e fecha trimestre com melhor desempenho desde 2009

Índice saltou 18,11% no acumulado dos últimos três meses

Economia|Do R7

  • Google News
Ibovespa caiu 1,45% na semana
Ibovespa caiu 1,45% na semana

O principal índice da bolsa paulista fechou em alta nesta sexta-feira (29), após uma sequência de seis quedas abrir espaço para ajustes, e fechou setembro com a terceira alta mensal seguida e o melhor desempenho trimestral em oito anos.

O Ibovespa fechou em alta de 0,99%, a 74.293 pontos, acumulando perda de 1,45% na semana. No mês, o índice subiu 4,88% e, no trimestre, a alta foi de 18,11%, o maior ganho desde o terceiro trimestre de 2009 (19,53%).


O giro financeiro deste pregão desta sexta-feira somou R$ 9,07 bilhões, um pouco abaixo da média diária verificada no mês até a véspera, de R$ 10,01 bilhões.

Após uma série de altas que levou o Ibovespa a fechar nos 76 mil pontos pela primeira vez na história na semana passada, o índice engatou um movimento de realização e acumulou queda de 3,21% em seis pregões, interrompendo as perdas nesta sessão que teve ainda o respaldo de uma diminuição da aversão a risco no exterior.


"A tendência para a bolsa ainda é de alta, mas não dá para dizer que o movimento de realização acabou", disse o analista de investimentos Pedro Galdi da corretora Magliano, que vê o Ibovespa em torno de 82 mil pontos ao final do ano.

Nesta sessão, dados de inflação nos Estados Unidos e na zona do euro divulgados mais cedo mostraram números abaixo das metas dos bancos centrais, o que alivia a pressão por alta de juros nessas economias.


Nos EUA, o núcleo do índice de preços PCE, que exclui alimentos e energia e é a medida preferida de inflação do Federal Reserve, subiu 0,1% em agosto ante julho e 1,3% ante agosto de 2016, no menor avanço anual desde novembro de 2015.

O cenário político local permanece como motivo de cautela diante de receios de que a mais recente denúncia contra o presidente Michel Temer atrase as reformas, incluindo a da Previdência. No entanto, o peso da política tem sido contrabalançado por dados que vêm corroborando uma expectativa de melhora da economia, como a desaceleração da inflação e os juros em queda.


Nesta manhã, essa visão ganhou respaldo após dados mostrando a diminuição do desemprego no País nos três meses até agosto, para uma taxa de 12,6%, ante 12,8% no trimestre até julho.

Destaques

- CSN ON avançou 5,84%, liderando a ponta positiva do índice, enquanto USIMINAS PNA teve alta de 2,5% e GERDAU PN ganhou 1,66%, após as fortes baixas da véspera e com o movimento de alta nos contratos futuros de aço, apesar das perdas do minério de ferro.

- VALE ON subiu 0,38%, depois das perdas na véspera e na contramão do movimento dos contratos futuros do minério de ferro na China.

- KROTON ON teve valorização de 4,97%, entre as maiores altas do Ibovespa, após notícia publicada no jornal O Estado de S. Paulo de que a Somos Educação está mais perto de ser vendida e que a Kroton é vista como a principal candidata a compradora.

- BRADESCO PN avançou 1,42% e ITAÚ UNIBANCO PN teve alta de 0,86%, ajudando o tom positivo do Ibovespa devido ao peso dessas ações em sua composição.

- PETROBRAS PN recuou 0,26% e PETROBRAS ON teve baixa de 0,63%, após trocar de sinal algumas vezes, assim como os preços do petróleo no mercado internacional, que acabaram encerrando em território positivo.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.