Logo R7.com
RecordPlus

Bovespa fecha no menor nível em 3 meses por frustração com PIB

Dos 72 ativos que compõem o Ibovespa, apenas quatro fecharam no positivo nesta terça-feira (3)

Economia|Do R7

  • Google News
O Ibovespa recuou 1,75%, a 50.348 pontos
O Ibovespa recuou 1,75%, a 50.348 pontos Luiz Prado

O principal índice da Bovespa fechou abaixo dos 51 mil pontos pela primeira vez em três meses nesta terça-feira (3), com o resultado negativo do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro no terceiro trimestre colaborando para agravar o já pessimista ambiente de negócios no mercado doméstico.

O Ibovespa recuou 1,75%, a 50.348 pontos. O giro financeiro do pregão foi de R$ 6,5 bilhões.


O PIB do Brasil recuou 0,5% entre julho e setembro na comparação com o segundo trimestre, no pior desempenho desde o primeiro trimestre de 2009, afetado sobretudo pela queda dos investimentos e sinalizando que a recuperação da atividade será ainda mais difícil daqui para frente.

O resultado contribuiu para que a percepção de risco de investidores em relação ao país se deteriorasse ainda mais em um momento marcado pelo desconforto com a situação das contas públicas e da Petrobras.


Na sexta-feira (29), a estatal decepcionou investidores ao divulgar reajuste de combustíveis abaixo do esperado e decidir não detalhar sua metodologia de reajuste de preços.

As ações da companhia desabaram na véspera, o que permitiu um repique técnico nesta terça-feira, quando os papéis fecharam no azul. Contudo, a decisão sobre a fórmula de precificação continuou repercutindo negativamente.


Segundo o gestor da Humaitá Investimentos Rafael Barros, um pouco do efeito Petrobras de ontem veio para hoje do ponto de vista da confiança do governo.

— Depois desse evento, o ambiente de negócios ficou prejudicado. E hoje o PIB ainda veio abaixo do esperado, o que impacta a bolsa como um todo.


Operações automáticas de venda com o objetivo de limitar perdas maiores também foram responsáveis pela baixa da bolsa paulista desta terça, disse Barros. Também contribuiu para a queda do Ibovespa uma pequena realização de lucros no mercado norte-americano.

Depois de ter rompido o nível técnico dos 51.300 pontos na sessão anterior, o Ibovespa tem como próximo suporte o nível dos 49.500 pontos, disse o analista sênior do BB Investimentos, Hamilton Alves.

Dos 72 ativos que compõem o Ibovespa, apenas quatro fecharam no positivo nesta terça-feira, entre eles as preferenciais e ordinárias da Petrobras.

As bolsas dos Estados Unidos recuavam em reação a dados do setor industrial e gastos com construção divulgados na segunda-feira, que foram melhores que o esperado, reforçando o argumento para que o banco central norte-americano retire seus estímulos econômicos antes do esperado.

Leia mais notícias de Economia

O mercado está de olho no aguardado relatório de emprego nos EUA a ser divulgado na sexta-feira, que será escrutinado por investidores em busca de pistas sobre os próximos passos do Federal Reserve.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.