Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Brasil registra em quatro meses a entrada de 75% do total de turistas estrangeiros de 2022

De janeiro a abril, quase 2,7 milhões de pessoas chegaram ao país; maior impacto foi das visitas de argentinos, que aumentaram 166%

Economia|Agência Brasil

Movimentação de passageiros no aeroporto de Guarulhos
Movimentação de passageiros no aeroporto de Guarulhos

Nos quatro primeiros meses de 2023, quase 2,7 milhões de turistas estrangeiros vieram ao Brasil, como mostra o levantamento mensal elaborado pela Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo) e pelo Ministério do Turismo, divulgado nesta quinta-feira (1°). Esse número equivale a 75% dos 3,6 milhões de visitantes internacionais que entraram no país durante todo o ano de 2022.

A Embratur disse que a receita gerada pelas visitas de estrangeiros no primeiro quadrimestre foi de R$ 10,8 bilhões, a maior dos últimos quatro anos, de acordo com dados do BC (Banco Central). No mesmo período do ano passado, os gastos de estrangeiros no Brasil foram de R$ 8,15 bilhões.

Compartilhe esta notícia no WhatsApp

Compartilhe esta notícia no Telegram


“O acréscimo significativo de turistas estrangeiros no país também tem relação direta com o retorno dos argentinos ao Brasil. De janeiro a abril, 1,18 milhão de 'hermanos' desembarcaram nas cidades brasileiras, registrando um aumento de 166% em relação ao ano passado, quando foram registrados 443.993”, informou a agência.

A estimativa publicada no Relatório Anual de Impacto Econômico do WTTC (sigla, em inglês, de Conselho Mundial de Viagens e Turismo), divulgado neste mês, é que, em 2023, a contribuição do setor para o PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil supere em 5% os níveis de 2019, período pré-pandemia. A projeção é da entrada de 145,7 bilhões de dólares na economia nacional, chegando a 7,8% do PIB do país, com a geração de quase 8 milhões de empregos.


Leia também

Além da Argentina, líder do ranking de países que mais enviaram turistas ao Brasil, no top 3 também estão os Estados Unidos, no segundo lugar, com 224.882 visitantes, e o Paraguai, na terceira posição, com 194.981 turistas. Chile, Uruguai, Portugal, Alemanha, França, Reino Unido e Itália completam a lista dos dez primeiros.

Leia mais: Falso guia turístico e troco errado: conheça golpes aplicados em turistas

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.