Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Censo 2022 começa nesta segunda; veja como identificar o recenseador

Até novembro, serão visitados 75 milhões de domicílios em 5.568 municípios, incluindo aldeias indígenas e quilombolas

Economia|Do R7

Mais de 183 mil recenseadores vão visitar todos os domicílios do país
Mais de 183 mil recenseadores vão visitar todos os domicílios do país Mais de 183 mil recenseadores vão visitar todos os domicílios do país (Tânia Rêgo/Agência Brasil)

O Censo 2022 começa nesta segunda-feira (1º), com mais de 183 mil recenseadores que visitarão 75 milhões de residências em 5.568 municípios do país, incluindo aldeias indígenas e quilombolas.

Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), além de saber o tamanho da população, estimada, atualmente, em 215 milhões de habitantes, o Censo vai tirar uma fotografia detalhada dos brasileiros para mostrar as principais caraterísticas socioeconômicas: idade, sexo, cor ou raça, religião, escolaridade, renda, saneamento básico dos domicílios etc.

Realizado a cada dez anos, o Censo Demográfico é a principal fonte de referência para o conhecimento das condições de vida da população. Em 2020, o Censo foi adiado por causa da pandemia de Covid-19. No ano seguinte, sofreu novo adiamento, por falta de orçamento. Após determinação do STF (Supremo Tribunal Federal), o governo federal liberou os R$ 2,3 bilhões necessários para a realização da operação censitária.

Até o início de novembro, os recenseadores visitarão cada domicílio do país. Os primeiros resultados do Censo 2022 têm divulgação ainda no fim deste ano. Outras análises e cruzamentos de dados serão divulgados ao longo de 2023 e 2024.

Publicidade

No Censo 2022, haverá dois tipos de questionário: o questionário ampliado ou da amostra com 77 perguntas, que será aplicado em 11% dos domicílios do país; e o questionário simplificado ou básico com 26 perguntas, que será aplicado em 89% dos domicílios.

O trabalho contará com três formas de abordagem para preenchimento dos questionários: presencial (Computer-Assisted Personal Interviewing — Capi), por internet (Computer-Assisted Self Interviewing — Casi) e por telefone (Computer-Assisted Telephone Interviewing — Cati).

Publicidade

Leia também

Para realizar a entrevista, os recenseadores deverão contatar todos os domicílios da sua área de trabalho, visando entrevistar os moradores (se precisar, podendo voltar em dias e horários alternativos, inclusive à noite e/ou nos fins de semana).

Cada visita do agente de coleta fica registrada no DMC (Dispositivo Móvel de Coleta), tipo de smartphone. Ao não encontrar os moradores do domicílio, o recenseador pode deixar um bilhete de recados com seu contato.

Publicidade

Entrevista poderá ser por internet ou telefone

Após realizadas as tentativas de contato pelo recenseador, caso não tenha sucesso, o supervisor deixa uma carta a respeito da obrigatoriedade da prestação de informações estatísticas e das possíveis sanções previstas pela lei do sigilo estatístico. Caso identifique que é um domicílio vago ou de uso ocasional (veraneio), ele registra no DMC.

Já as abordagens alternativas, por internet ou telefone, serão feitas de forma mista com a presencial. A entrevista presencial é importante, pois o recenseador pode esclarecer dúvidas do recenseado durante a conversa.

Para responder pela internet, o informante deverá aguardar a visita do recenseador, que vai cadastrar seu email e seu celular (para recebimento de SMS) no sistema. Para o email e o celular será enviado um token (eticket), que será usado para acessar o questionário do censo. O preenchimento é totalmente online e não é necessário baixar nenhum aplicativo ou documento.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.