CNU: cargo mais concorrido tem 14 mil candidatos para uma vaga; o menos, 14 por oportunidade
Ministério da Gestão atualizou concorrência do concurso com base nas pessoas que estavam presentes no dia da prova
Economia|Thays Martins, do R7, em Brasília
O Ministério da Gestão divulgou uma nova relação de candidatos por vaga do Concurso Nacional Unificado, agora levando em conta somente os candidatos que fizeram a prova, no dia 18 de agosto. No CNU, cada candidato pode escolher entre oito blocos temáticos e poderia elencar quais cargos gostaria de concorrer.
Leia mais
Segundo os dados, o cargo mais concorrido foi o de analista de planejamento, gestão e infraestrutura em informações geográficas e estatísticas, do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Ao todo, 14.191 candidatos estiveram presentes e só há uma vaga. O salário inicial para o cargo é de R$ 8.453 e é preciso ter formação em engenharia civil.
Por outro lado, o cargo menos concorrido foi o de tecnologista em meteorologia ou ciências atmosféricas, do Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária). Foram 581 presentes que estão concorrendo a uma das 40 vagas, o que resulta em 14,5 pessoas por oportunidade. O salário inicial é de R$ 6.662,68.
Quem escolheu concorrer a uma vaga de analista em reforma e Desenvolvimento agrário - engenharia de agrimensura e cartográfica, do Incra, também vai enfrentar uma concorrência baixa. Foram 1.246 presentes disputando 75 vagas, ou seja, 16,6 pessoas por vaga.
Veja a concorrência por cargo aqui
Cargos mais concorridos
Outros quatro cargos também registraram a concorrência de mais de 10 mil candidatos por vaga. São eles:
- Tecnologista de engenharia civil ou arquitetura do Ministério da Saúde - 21.652 presentes para duas vagas (10.826 candidatos por vaga)
- Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos - 105.672 presentes para 10 vagas (10.567,2 candidatos por vaga)
- Técnico em assuntos educacionais do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos - 21.597 presentes para duas vagas (10.798,5 candidatos por vaga)
- Analista administrativo da Superintendência Nacional de Previdência Complementar - 125.926 presentes para nove vagas (13.991,8 candidatos por vaga)
Próximas datas
A previsão é que as notas finais do concurso sejam divulgadas em 8 de outubro. Já os resultados finais devem sair em 21 de novembro e início da convocação para posse deve ser em janeiro de 2025.