Economia Comércio registra em 2018 maior crescimento desde 2013, diz IBGE

Comércio registra em 2018 maior crescimento desde 2013, diz IBGE

Resultado das vendas do varejo, divulgado pelo IBGE nesta quarta-feira, mostra alta de 2,3% em relação ao ano anterior

Vendas

Supermercados registraram crescimento de 4%

Supermercados registraram crescimento de 4%

Marcelo Fonseca/Folhapress

O comércio varejista no país registrou em 2018 crescimento de 2,3%, o mais alto desde 2013, quando as vendas cresceram 4,3%, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), divulgados nesta quarta-feira (13).

Um dos setores que mais registraram alta das vendas no ano passado foi o de super e hipermercados: 4%. 

As vendas de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos subiram 5,9% no período. O segmento de outros artigos de uso pessoal e doméstico teve alta de 7,6%. 

Apesar do resultado positivo no acumulado do ano, em dezembro o comércio registrou queda de 2,2% na comparação com novembro. 

A gerente da Pesquisa Mensal de Comércio do IBGE, Isabella Nunes, explica que o motivo desse número negativo.

"Como em novembro houve uma disparada nas vendas por causa da Black Friday, já era esperado que dezembro registrasse queda". 

No varejo ampliado, que inclui outros dois segmentos, também houve resultados positivos. As vendas de veículos e motos, partes e peças subiram 15,1% no ano passado. O ramo de materiais de construção teve alta de 3,5%. 

O pior desempenho foram das vendas de livros, jornais, revistas e papelaria, com queda de 14,7%. Combustíveis e lubrificantes caíram 5% e o setor de móveis, 3,3%.