Comércio tem primeira alta significativa desde março e cresce 0,5% em outubro
Comparado com outubro de 2024, o volume de vendas do varejo cresceu 1,1%, indicou o IBGE
Economia|Do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

As vendas do comércio varejista cresceram 0,5% em outubro de 2025, frente a setembro, sendo a primeira alta estatisticamente significativa desse indicador desde março. Os dados fazem parte da PMC (Pesquisa Mensal de Comércio) divulgada nesta quinta-feira (11) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Comparado com outubro de 2024, o volume de vendas do varejo cresceu 1,1%. Já o acumulado no ano chegou a 1,5% e o dos últimos 12 meses foi a 1,7%.
No mês, sete das oito atividades do comércio varejista mostraram taxas positivas no volume de vendas:
Veja mais
• Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (3,2%)
• Combustíveis e lubrificantes(1,4%)
• Móveis e eletrodomésticos (1,0%)
• Livros, jornais, revistas e papelaria (0,6%)
• Outros artigos de uso pessoal e doméstico(0,4%)=
• Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (0,3%)
• Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (0,1%).
O único resultado negativo foi em tecidos, vestuário e calçados, que teve uma variação de 0,3%. \p instituto aponta que essa queda se deu, principalmente, pela parte de vestuário, de produtos de moda e acessórios.
Segundo o gerente da Pesquisa Mensal de Comércio do IBGE, Cristiano Santos, a alta de 0,5% “rompe com o padrão observado, de variações pequenas ou negativas. Foi uma alta espalhada, pois o volume de vendas cresceu em sete dos oito setores investigados pela pesquisa”.
Em relação a setembro, 19 das 27 unidades da federação mostraram altas no volume de vendas, com destaque para Espírito Santo (2,7%), Rondônia (2,6%) e Distrito Federal (2,5%).
Por outro lado, sete dos 27 tiveram taxas negativas nesse indicador, principalmente Mato Grosso (-1,8%), Rio Grande do Sul (-1,2%) e Maranhão (-1,0%). Santa Catarina registrou estabilidade (0,0%).
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp














