Comitê do Banco Central aumenta expectativa de inflação para 2015
Na ata da última reunião do Copom, a previsão do IPCA para o ano que vem subiu para 6,49%
Economia|Do R7
O Copom (Comitê de Política Monetária), do BC (Banco Central), divulgou nesta quinta-feira (11) a ata da reunião realizada na semana passada. O documento explica as razões que levaram o BC a elevar em 0,5 ponto percentual a taxa básica de juros, a Selic, para 11,75% ao ano.
O comitê diminuiu a previsão de inflação para este ano, mas subiu a de 2015. Segundo o Copom, as projeções coletadas pelo Gerin (Departamento de Relacionamento com Investidores e Estudos Especiais) para a variação do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) em 2014 passou de 6,45% para 6,43% e, para 2015, de 6,30% para 6,49%.
Mais uma vez, o comitê afirma que “em momentos como o atual, a política monetária deve se manter especialmente vigilante, de modo a minimizar riscos de que níveis elevados de inflação, como o observado nos últimos 12 meses, persistam no horizonte relevante para a política monetária”.
— Entretanto, considerando os efeitos cumulativos e defasados da política monetária, entre outros fatores, o Comitê avalia que o esforço adicional de política monetária tende a ser implementado com parcimônia.
Leia mais sobre Economia e ajuste suas contas
A ata destaca também as quedas nos índices de confiança. O indicador do otimismo do consumidor recuou 6,1% em novembro e atingiu o menor patamar desde dezembro de 2008. A confiança dos serviços alcançou o menor nível da série histórica, com recuo de 2,1% em novembro.
Por outro lado, o otimismo da indústria avançou 3,6% em novembro, influenciado pela melhora na percepção sobre o estado dos negócios. E o levantamento da produção agrícola projetava, em outubro, crescimento de 2,5% na produção de grãos em 2015, em relação à de 2014.
Emprego
Segundo o Copom, a taxa de desemprego nas seis regiões metropolitanas cobertas pela PME (Pesquisa Mensal de Emprego) situou-se em 4,7% em outubro, menor valor para o mês desde 2002, com redução de 0,2 p.p. em relação ao mês anterior e de 0,5 p.p. em relação a outubro de 2013.
Dados divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego mostram “destruição de 30,3 mil postos de trabalho formais em outubro, pior resultado para o mês desde o início da série histórica”.
— Em suma, dados disponíveis indicam estreita margem de ociosidade no mercado de trabalho, embora alguns dados apontem processo de acomodação.
O comitê voltará a se reunir em 20 de janeiro de 2015, para as apresentações técnicas, e no dia seguinte, para deliberar sobre a política monetária.
Seja bombardead@ de boas notícias. R7 Torpedos
Moda, esportes, política, TV: as notícias mais quentes do dia