Economia Confiança empresarial sobe pela 5ª vez e alcança maior nível em 8 anos

Confiança empresarial sobe pela 5ª vez e alcança maior nível em 8 anos

Indicador consolida o otimismo acima do nível neutro de 100 pontos pelo segundo mês seguido, mostra FGV

  • Economia | Do R7

Melhora da confiança ocorreu em 53% dos segmentos

Melhora da confiança ocorreu em 53% dos segmentos

Reuters - 2.3.2020

O Índice de Confiança Empresarial subiu 0,5 ponto em agosto, para 102,4 pontos, e atingiu o maior nível desde junho de 2013, de acordo com dados divulgados nesta terça-feira (31), pela FGV (Fundação Getulio Vargas).

O superintendente de estatísticas do Ibre (Instituto Brasileiro de Economia), Aloisio Campelo Jr., explica que a quinta alta consecutiva consolida o indicador nível neutro de 100 pontos pelo segundo mês seguido, o que não ocorria desde outubro de 2013.

"O resultado sugere que a atividade econômica mantém-se em aceleração no terceiro trimestre, ainda que a desagregação dos dados revele sinais de enfraquecimento da tendência na ponta. As expectativas continuam otimistas, mas pioraram ligeiramente no mês", indica.

Para Campelo, os resultados setoriais também sugerem uma tendência de acomodação do indicador. "Houve recuo da confiança nos setores em que ela girava acima dos 100 pontos e alta nos setores em que a ela estava abaixo deste patamar", afirma ele.

De acordo com o indicador, a confiança empresarial subiu em 53% dos 49 segmentos, o que representa um recuo da disseminação frente aos 73% do mês passado. A queda também foi disseminada por todos os setores, com destaque negativo para a Indústria, que registra alta da confiança em menos de 40% dos segmentos.

Últimas