Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Conheça como funciona e quais são as vantagens de um Coworking

Espaços se tornaram uma alternativa econômica e segura para quem quer fugir dos escritórios tradicionais e também não quer trabalhar de casa

Economia|Karla Dunder, do R7

Ambiente descontraído para quem busca trabalhar em um coworking
Ambiente descontraído para quem busca trabalhar em um coworking Ambiente descontraído para quem busca trabalhar em um coworking

Ambiente informal e descontraído decorado com sofás e pufes. Café, água e até cerveja ficam à disposição das pessoas que chegam ali para trabalhar. Telefone e rede de Wi-Fi rápida também estão na lista de vantagens. Não é raro encontrar mesa de ping-pong ou alguma atividade para relaxar um pouco. Um cachorro circula tranquilamente entre os usuários do local.

Empreendedorismo é uma opção de trabalho para os jovens

O ar despojado remete às startups do Vale do Silício, nos EUA, mas dá para trabalhar em um lugar assim em São Paulo? Sim. Essa é a proposta dos chamados coworkings que proliferam em São Paulo. O R7 visitou um desses espaço e ouviu as impressões dos usuários.

Um pequeno dicionário dos termos usados por empreendedores

Publicidade

Sim, a promessa de internet rápida é verdadeira. Fotos foram enviadas por aplicativo de forma ágil. A música ambiente é tranquilo e não incomoda muito. Para quem gosta de silêncio total, esse pode ser um ponto contra.

Os espaços realmente são dedicados a pessoas que buscam um local de trabalho diferente dos tradicionais escritórios. É possível levar um computador, sentar em uma mesa ou no sofá e trabalhar ao lado de alguém completamente desconhecido.

Publicidade

“Muito melhor do que trabalhar no isolamento de casa ou fechado em um escritório. Aqui tem o inusitado, não sabemos quem está ao lado, o que vou encontrar e isso é ótimo porque possibilita novos encontros”, diz o estrategista de marketing Wesley Silva.

Google lança manual gratuito para empreendedores

Publicidade

Um dos objetivos é justamente esse: promover o encontro de pessoas e a possibilidade da criação de redes de contatos. “Trabalhar aqui nos traz novas experiências e o network”.

“Sou de uma geração que entende que o trabalho está atrelado ao escritório convencional, mas me adaptei muito bem ao coworking e uma das vantagens é a facilidade, não tenho de me preocupar com boletos, em contratar recepcionista ou com segurança. Tenho estrutura e uma boa localização sem dor de cabeça”, avalia o empreendedor Paulo Gomes. “É muito mais prático e isso conta muito hoje em dia.”

O ambiente informal é também um ponto que segundo os usuários favorece a produtividade. “Tem um efeito psicológico aqui, com esse clima mais descontraído, ambiente mais aberto, a gente se sente mais livre para criar”, observa Gomes.

A mesma ideia é reforçada pelo analista de telecomunicações Roberto Souza. “É um lugar que favorece a integração entre as áreas, temos outras referências e estimula a sair do piloto automático, muda a rotina o que é muito positivo”.

O fotógrafo Rodrigo Marques montou uma exposição de imagens urbanas no espaço montado para a We Work Week. “São cenas de cidades como São Paulo e Venice na Califórnia, que compõe o clima daqui: alternativo e independente."

É possível levar animais de estimação
É possível levar animais de estimação É possível levar animais de estimação

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.