Logo R7.com
RecordPlus
‌

Contra fim da 6x1, confederações empresariais falam em impactos sobre criação de vagas e inflação

Empresários do setor produtivo se manifestaram novamente sobre proposta de mudança que prevê diminuição da jornada de trabalho

Economia|Do Estadão Conteúdo

  • Google News

Adicione como fonte preferencial no Google

Opens in new window

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Confederações empresariais manifestam preocupação com a inclusão da PEC do fim da escala 6x1 na pauta do Congresso Nacional.
  • As entidades pedem um debate amplo e cuidadoso sobre os impactos econômicos, de investimento e de emprego formal antes da votação.
  • Setores como indústria, comércio, transporte e agricultura podem enfrentar aumento de custos e pressão inflacionária com a mudança.
  • A CNI alerta para um possível aumento de 6,2% nos preços ao consumidor e uma redução de 0,7% no PIB caso a jornada de trabalho seja reduzida.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Grupo também defende que fim dessa escala de trabalho 6x1 seja debatido 'com tempo e cuidado' Marcello Casal Jr./Agência Brasil – Arquivo

Confederações empresariais publicaram um manifesto nesta quarta-feira (7), dizendo haver preocupação com a inclusão na pauta do Congresso Nacional a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) do fim da escala 6x1, apesar de considerarem legítima a discussão sobre o tema.

“As confederações empresariais alertam que o tema precisa ser debatido com tempo e cuidado, pois decisões dessa dimensão precisam levar em conta efeitos sobre a economia, os investimentos e a criação de empregos formais”, escrevem.

‌

Leia Mais

Assinam o manifesto a CNI (Confederação Nacional da Indústria), CNT (Confederação Nacional do Transporte), CNC (Confederação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil), CNSeg (Confederação Nacional das Seguradoras) e OCB (Organização das Cooperativas do Brasil).

“Para as instituições que assinam esse manifesto, não há justificativa plausível para que uma matéria de tamanho impacto sobre os setores econômicos seja votada sem um amplo e aprofundado debate, especialmente em um momento marcado pela pressão das urnas”, completam.

‌

Segundo as instituições, os efeitos do fim da escala 6x1 são significativos para setores como indústria, comércio, transporte agricultura, cooperativismo, saúde e serviços em geral, provocando aumento dos custos de produção, redução das contratações formais e a consequente pressão sobre a inflação.

A CNI calcula que os preços ao consumidor podem subir 6,2% em média caso reduza-se o limite de horas semanais. Os custos de produção poderiam subir até R$ 267,2 bilhões, com queda de 0,7% do PIB brasileiro. O grupo finaliza a nota dizendo que considera inoportuna a decisão de votar a PEC do fim da 6x1 antes do segundo turno.

‌

“O Brasil não pode ir na contramão das economias que buscam recuperar espaço nos mercados. Precisamos ser produtivos e competitivos. Não há espaço para retroceder, especialmente nesse momento. O pós-eleição obrigará o país a fazer algumas correções de rumo que certamente impactarão a inflação e a economia brasileira”, dizem.

Search Box

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp

Siga R7 no Google e fique por dentro de tudo que acontece

Seguir no Google

Últimas

‌

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.