Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Desconto ao comprar imóvel em 2019 foi o maior desde 2016

Abatimento médio no valor da casa própria se mantém em trajetória de alta desde janeiro do ano passado, diz FipeZap

Economia|Alexandre Garcia, do R7

Preço dos imóveis ainda está alto para 61% dos potenciais compradores
Preço dos imóveis ainda está alto para 61% dos potenciais compradores Preço dos imóveis ainda está alto para 61% dos potenciais compradores

Os brasileiros que realizaram o sonho da casa própria ao longo de 2019 conquistaram um desconto médio de 10%, maior valor desde os 12 meses finalizados em junho de 2016. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (6), pelo índice FipeZap.

Ao analisar apenas as compras com desconto, o levantamento aponta que o percentual médio dos abatimentos alcançou os 14%, o mesmo obtido pela última vez em dezembro de 2017.

Leia mais: Brasileiros usam R$ 20 bilhões do FGTS para comprar casa própria em 2019

Em ambas as comparações, o desconto médio se mantém em trajetória de alta desde janeiro do ano passado, quando a redução média nos preços era de 12% apenas entre as transações com desconto e de 8% na análise de todos os negócios.

Publicidade

De acordo com a pesquisa, o percentual de transações imobiliárias com desconto ao longo dos 12 meses finalizados em dezembro de 2019 atingiu também o maior patamar desde o início do levantamento: 72%.

Os dados mostram ainda que 76% dos que adquiriram imóveis em 2019 têm a intenção de morar no local. Os demais 24% pretendem lucrar com a compra. Entre os investidores, o aluguel da propriedade foi citado por 58% e a revenda, por 42%.

Publicidade

Preços

O levantamento também questionou os entrevistados que compraram imóveis em 2019 sobre a percepção deles a respeito dos preços atuais praticados pelo mercado.

Publicidade

Para 34%, os valores estão "em nível razoável", 50% considera os preços "altos ou muito altos" e apenas 12% avaliam que os valores estão "baixos ou muito baixos".

Veja também: Preço da casa própria acumula queda real de 4% em 2019

Entre os que têm a intenção colocar as mãos nas chaves de um imóvel até este mês de março, a parcela que considera os preços altos caiu de 88% para 61%. Outros 29% avaliam os valores como razoáveis e somente 4% entendem que os preços estão baixos.

A maioria dos que compraram imóveis em 2019 indicou que espera por um aumento dos preços neste ano. A estabilidade foi citada por 27% dos entrevistados, 5% apostam no recuo dos valores e 9% não souberam se manifestar sobre o tema.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.