Diesel e gasolina ficarão mais caros nas refinarias, anuncia Petrobras
Reajustes médio de 3,8% no preço do diesel e de 1,9% no valor da gasolina passam a valer a partir desta sexta-feira
Economia|Do R7, com Reuters
A Petrobras elevará o preço médio do diesel nas refinarias em cerca de 3,8% e a gasolina em aproximadamente 1,9%, segundo comunicado da petroleira estatal nesta quinta-feira (15).
Com a variação, válida a partir de amanhã (16), o diesel - combustível mais comercializado no Brasil - será vendido a R$ 2,76 por litro nos pontos de venda da empresa, enquanto a gasolina a R$ 2,64 por litro.
Os preços praticados estão associados ao mercado internacional e à taxa de câmbio, segundo a Petrobras. Apesar das alterações, o repasse dos reajustes nas refinarias aos consumidores finais nos postos não é garantido, e depende de uma série de questões, como margem da distribuição e revenda, impostos e adição obrigatória de etanol anidro.
Os recentes saltos no preço dos combustíveis para seguir os mercados internacionais causaram insatisfação no presidente Jair Bolsonaro, que indicou um novo comandante para assumir o comando da companhia estatal.
Na semana passada, ao comentar o aumento do preço do gás natural, Bolsonaro afirmou que a política de preços da empresa pode mudar. A manifestação fez com que a companhia enviasse questionamentos sobre a questão ao Ministério de Minas e Energia para tomar conhecimento de "informações relevantes que deveriam ser divulgadas ao mercado"