Logo R7.com
RecordPlus

‘É um choque de preços, não inflação generalizada’, diz economista sobre projeção do BC

Roberto Troster acredita que estimativas devem ser revistas para baixo nas próximas semanas

Economia|Do R7, com RECORD NEWS

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • O Banco Central divulgou um aumento na estimativa de inflação para 2026, com taxa projetada de 4,86%.
  • A revisão se deve à alta do petróleo, influenciada pela guerra no Oriente Médio.
  • Economista Roberto Troster afirma que a inflação atual não é generalizada e está sob controle.
  • Especialista aponta que pode haver redução nas taxas de juros pelo BC em breve.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

O BC (Banco Central) divulgou nesta segunda-feira (27) o boletim Focus que revela um aumento na estimativa da inflação brasileira para o ano de 2026. A nova projeção aponta uma taxa de 4,86%, marcando a sétima semana consecutiva de revisões para cima. O ajuste reflete principalmente os impactos econômicos causados pela guerra no Oriente Médio.

Em entrevista ao Conexão Record News, o economista Roberto Troster comenta que, para o Brasil, a “guerra até que está sendo boa”. Segundo ele, isso pode ser visto com a queda do dólar, que contribui para reduzir os custos do milho e da soja.


Duas mãos realizam transação em balcão de mercado. Uma entrega dinheiro em notas coloridas enquanto a outra recebe. Sobre o balcão, sacolas plásticas com tomates e outros alimentos.
Mesmo com as previsões mais altas para a inflação, pode haver uma redução nas taxas de juros Reprodução/Record News

“Está tendo um choque de preços. Não é uma inflação generalizada, algo que a gente tinha no ano passado, uma pressão de serviços. Então, você tinha um aumento nos salários. Você já está tendo uma desaceleração na economia brasileira”, comenta.

Mesmo com as previsões mais altas para a inflação, o especialista explica que pode ser viável esperar uma redução nas taxas de juros .


“Todos são muito influenciados pela taxa de câmbio, então isso também deve pôr a inflação para baixo. Então, eu acho razoável, nas próximas semanas, essas projeções começarem a ser revistas para baixo”, finaliza.

Search Box

Análises, entrevistas e as notícias do Brasil e do mundo estão na RECORD NEWS. Acesse o site aqui e confira os principais conteúdos em texto e vídeo!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.