Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Economia brasileira encolhe 0,55% em novembro, mostra prévia do BC

Novo resultado negativo surge após o IBC-Br (Índice de Atividade Econômica) avançar 1,36% no terceiro trimestre

Economia|Do R7

Crescimento econômico no último trimestre de 2022 depende de dezembro
Crescimento econômico no último trimestre de 2022 depende de dezembro Crescimento econômico no último trimestre de 2022 depende de dezembro

A economia brasileira encolheu 0,55% em novembro de 2022, na comparação com o resultado de outubro, segundo o IBC-Br (Índice de Atividade Econômica), conhecido por mostrar o desempenho do PIB (Produto Interno Bruto), divulgado nesta sexta-feira (13).

Com a nova queda, o indicador, que prevê a soma de todos os bens e serviços produzidos no país, alcançou 143,06 pontos na série dessazonalizada (livre de influências). O recuo mostra ainda que o crescimento da economia nacional no último trimestre do ano passado fica dependente do avanço da atividade em dezembro.

A sequência negativa do IBC-Br ocorre após o indicador atingir 146,19 pontos no encerramento do segundo trimestre, o maior nível desde 2014, quando o índice de atividade figurava na casa dos 148 pontos.

Na comparação anual, o resultado do indicador é 1,65% superior ao apurado em novembro do ano retrasado. No trimestre compreendido entre setembro e novembro, no entanto, o resultado mostra um encolhimento de 0,68% da prévia do PIB.

Publicidade

De acordo com os dados apresentados nesta sexta-feira, o desempenho da atividade econômica nacional tem ainda alta de 3,62% no acumulado dos 11 primeiros meses de 2022 e avanço de 3,15% nos 12 meses, finalizados em novembro.

Os dados do IBC-Br são coletados em uma base similar à do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), responsável pelo indicador oficial do crescimento econômico. No terceiro trimestre, quando a economia brasileira avançou 0,4%, a prévia do BC mostrou alta de 1,36% no mesmo período.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.