Empresas afetadas por tarifas ‘terão que procurar seus próprios caminhos’; veja análise
Governo anunciou R$ 18,5 bilhões em crédito subsidiado para empresas de setores estratégicos prejudicadas pelo tarifaço
Economia|Do R7, com RECORD NEWS
O governo federal anunciou R$ 18,5 bilhões em linhas de crédito com juros subsidiados para exportadores dos setores considerados estratégicos para a economia nacional. A iniciativa foi batizada de “Plano Brasil Soberano 3” e vem como uma tentativa de amenizar os impactos aos empresários afetados pelas sobretaxas norte-americanas.
Além das empresas afetadas pela medida, o programa também vai contemplar exportadores prejudicados por conflitos internacionais. Os recursos devem vir do Tesouro Nacional e também do BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social). Para o economista Miguel Daoud, a decisão do governo — nas palavras dele, “um primeiro socorro” — é correta e ajuda a evitar que as empresas afetadas enfrentem problemas e precisem demitir trabalhadores.
Para ele, essas empresas precisam procurar se adaptar a essa nova realidade, procurar novos mercados e tentar negociar com os compradores dos Estados Unidos. “A interrupção das exportações foi uma situação abrupta, que leva o governo a fazer o que faz [...], mas as empresas vão ter que procurar seus próprios caminhos”, concluiu.
Análises, entrevistas e as notícias do Brasil e do mundo estão na RECORD NEWS. Acesse o site aqui e confira os principais conteúdos em texto e vídeo!














