Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Expectativa para a inflação de 2023 volta a subir e atinge 5,93%

Nova projeção do mercado financeiro avalia que IPCA vai estourar o teto da meta pelo terceiro ano seguido

Economia|Do R7

Nova projeção é puxada pela alta das estimativas para os preços administrados
Nova projeção é puxada pela alta das estimativas para os preços administrados Nova projeção é puxada pela alta das estimativas para os preços administrados

Após recuar por duas semanas seguidas, a estimativa de alta da inflação oficial de 2023 subiu 0,03 ponto percentual e passou a figurar no nível de 5,96%. A nova expectativa, divulgada nesta segunda-feira (3), é feita a partir de estimativas apresentadas pelo mercado financeiro e compiladas pelo BC (Banco Central).

A nova expectativa mostra o distanciamento da inflação oficial da meta estabelecida pelo governo para o período, de 3,25%, com margem de tolerância de 1,5 ponto (de 1,75% para 4,75%).

Na semana passada, o Relatório Trimestral de Inflação divulgado pelo BC prevê alta de 5,8% do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) neste ano e aumenta a probabilidade de a alta furar o teto da meta do governo de 57% para 83%.

Para este mês de março, a previsão de alta dos preços foi elevada para 0,77%, ante alta de 0,76% esperada na semana passada. Já em abril e maio, os analistas preveem avanços de, respectivamente, 0,59% e 0,39% do IPCA.

Publicidade

Para 2024, 2025 e 2026, as projeções para o índice oficial de preços do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) permanecem estáveis em, respectivamente, 4,13%, 4% e 4%.

Com as novas projeções, a aposta na cotação do dólar segue em R$ 5,25. Para os preços administrados, como energia e combustíveis e planos de saúde, a expectativa subiu pela 18ª semana seguida e passou para uma alta de 9,65% neste ano.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.