Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

FMI passa a ver crescimento abaixo de 1% para o PIB do Brasil em 2023

Projeção é 0,3 ponto percentual menor do que a estimativa apresentada em janeiro. Para 2024, expectativa de crescimento foi mantida em 1,5%

Economia|

PIB do Brasil vai crescer 0,9% neste ano, estima FMI
PIB do Brasil vai crescer 0,9% neste ano, estima FMI PIB do Brasil vai crescer 0,9% neste ano, estima FMI

O FMI (Fundo Monetário Internacional) reduziu a perspectiva de crescimento econômico do Brasil para este ano, passando a ver uma expansão de 0,9% em seu relatório Perspectiva Econômica Global, bem abaixo do cenário visto para a América Latina e Caribe.

A atualização das projeções, divulgada nesta terça-feira (11), representa uma redução de 0,3 ponto percentual em relação ao cálculo para o PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil feito em janeiro, quando o FMI elevou ligeiramente sua estimativa feita no mês anterior, e fica bem abaixo do crescimento efetivo de 2,9% registrado em 2022.

Para 2024, entretanto, o FMI manteve a expectativa de que o crescimento econômico brasileiro vai acelerar para 1,5%. O cenário previsto pelo fundo fica em linha com aquele calculado por analistas na pesquisa Focus do Banco Central, que veem um crescimento de 0,91% neste ano e de 1,44% no próximo.

Na contramão, o Banco Central aumentou no final do mês passado sua projeção de crescimento econômico em 2023 para 1,2%, contra patamar de 1% anteriormente. O Ministério da Fazenda é, de longe, o mais otimista, calculando uma expansão de 1,61% para o PIB neste ano.

Publicidade

O desempenho do Brasil estimado pelo FMI fica bem aquém daquele calculado para a América Latina e Caribe, região que, segundo o relatório, deve crescer 1,6% em 2023 e 2,2% em 2024.

E fica ainda mais longe das estimativas de crescimento para Mercados Emergentes e Economias em Desenvolvimento, do qual o Brasil faz parte, respectivamente de 3,9% e 4,2% para este ano e o próximo.

Publicidade

Leia também

"Para o mercado emergente e economias em desenvolvimento, as perspectivas econômicas são em média mais fortes do que para economias avançadas, mas essas perspectivas variam mais amplamente nas regiões", apontou o FMI.

Na semana passada, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que não concorda com avaliações de que o PIB do Brasil vai crescer menos de 1%, e disse que a economia do país avançará mais do que o estimado por aqueles que classificou de pessimistas.

O FMI também fez projeções para outros dados econômicos na revisão de seu relatório. O fundo calcula que o Brasil terá em 2024 uma inflação em média de 5,0%, indo a 4,8% em 2024. Ao final de cada ano, o aumento dos preços foi calculado em 5,4 e 4,1%, respectivamente. Já para o desemprego, o FMI calcula taxas de 8,2% e 8,1% neste ano e no próximo.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.