Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Fraude no uso do plano de saúde leva Itaú a demitir 80 funcionários

Operadora descobriu prática irregular em pedidos de reembolso de consultas e terapias; banco havia alertado sobre comportamento

Economia|Do R7

Pedido irregular de reembolso no plano de saúde é fraude frequente
Pedido irregular de reembolso no plano de saúde é fraude frequente Pedido irregular de reembolso no plano de saúde é fraude frequente

O Itaú demitiu 80 funcionários nesta semana por uso indevido do plano de saúde. Segundo o banco, os trabalhadores fizeram pedidos de reembolso de consultas e outros procedimentos de forma fraudulenta.

A operadora já havia alertado sobre o aumento das suspeitas de fraudes, o que levou o Itaú a, recentemente, reforçar instruções sobre práticas ilegais e golpes relacionados ao uso da assistência médica. Os funcionários foram orientados a não compartilhar a carteirinha, o login nem a senha dos canais digitais.

O banco também os instruiu em não aceitar alterações de finalidade em tratamentos, exames e procedimentos, principalmente quando o objetivo do atendimento for estético e estiver entre os que não são cobertos pelo plano de saúde.

As empresas de planos e seguros de saúde têm aumentado a fiscalização de má conduta de usuários, na tentativa de reduzir o prejuízo com as fraudes, cada vez mais comuns. O assunto motivou a criação, no ano passado, de uma gerência específica na FenaSaúde (Federação Nacional de Saúde Suplementar), entidade que representa as operadoras, para apurar os golpes mais comuns aplicados contra as companhias.

No último dia 15, a federação lançou o site Saúde sem Fraude, que disponibiliza vídeos, cartilhas e outros materiais com orientações sobre o bom uso dos planos de saúde.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.