Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Governo antecipa pagamento do '13º do INSS' para aposentados e pensionistas

Depósitos do abono anual começam em abril e serão divididos em duas parcelas; decreto foi publicado nesta quarta-feira

Economia|Rafaela Soares, do R7, em Brasília

Pagamentos do 13º do INSS começam em abril
Pagamentos do 13º do INSS começam em abril Pagamentos do 13º do INSS começam em abril (Rafa Neddermeyer/Agência Brasil - 03.11.2023)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) antecipou o pagamento do abono anual para aposentados e pensionistas da Previdência Social, mais conhecido como o "13º do INSS". O decreto com a medida foi publicado nesta quarta-feira (13) no Diário Oficial da União e vale para pessoas que tenham recebido aposentadoria, pensão por morte, auxílio por incapacidade temporária, auxílio-acidente ou auxílio-reclusão da Previdência Social neste ano.

Os pagamentos do abono começam em abril e serão feitos de acordo com o último número do NIS (Número de Identificação Social). Segundo o decreto, o 13º do INSS será dividido em duas parcelas:

• 1ª Parcela: vai ser depositada em abril, junto com o pagamento do benefício;

• 2ª Parcela: vai ser depositada em maio, junto com o pagamento do benefício

Publicidade

O R7 entrou em contato com o Ministério da Previdência Social para saber quantas pessoas vão ser impactadas com a medida e aguarda a resposta do governo.

Veja o calendário de pagamentos:

Publicidade
(Reprodução/ INSS)

A antecipação do abono ocorreu nos últimos quatro anos e serviu para aliviar os impactos da pandemia de Covid-19 e estimular a economia do país. O abono é normalmente pago no segundo semestre de cada ano, em agosto e novembro.

O piso nacional atual de R$ 1.412 é o valor mínimo para aposentadorias, pensões por morte e auxílios-doença em 2024. O teto do INSS, que estabelece o valor máximo de qualquer benefício pago pelo instituto, é de R$ 7.786,02.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.