Logo R7.com
RecordPlus

Governo anuncia proposta para elevar etanol na gasolina de 30% para 32% para segurar preços

Sugestão do Ministério de Minas e Energia vai ser analisada pelo Conselho Nacional de Política Energética

Economia|Débora Sobreira*, do R7, em Brasília

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Governo propõe aumentar etanol na gasolina de 30% para 32% para conter preços.
  • Proposta será discutida no Conselho Nacional de Política Energética em duas semanas.
  • Medida visa transição energética e autossuficiência do Brasil em combustíveis.
  • Ministro Alexandre Silveira expressa preocupação com tarifas dos EUA sobre produtos brasileiros.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Alexandre Silveira
Alexandre Silveira disse que a meta final é tornar o Brasil autossuficiente Tauan Alencar/MME - 1.4.2026

O governo federal vai sugerir ao CNPE (Conselho Nacional de Política Energética) um aumento do percentual de etanol na gasolina de 30% para 32%, em uma estratégia para tentar conter a alta dos preços do combustível.

A proposta será oficializada em uma reunião com o conselho, prevista para acontecer daqui a duas semanas.


A nova medida é parte do chamado Combustível do Futuro, projeto desenvolvido pelo MME (Ministério de Minas e Energia) que tem como objetivo a transição energética de combustíveis fósseis para opções de energia limpa. O projeto, até então, permite entre 25% e 35% o percentual de mistura obrigatória do etanol na gasolina. Antes, o limite era de 27,5%.

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, disse que a meta final é tornar o Brasil autossuficiente, zerar as importações de gasolina e até mesmo minimizar os impactos da guerra:


“Nós sabemos que não é uma guerra nossa, mas que [faremos] todas as medidas necessárias para que a guerra possa ter o menor impacto possível no Brasil, como temos conseguido, tanto com as subvenções quanto com as desonerações, para que a gente possa chegar na bomba com o menor preço de combustível no Brasil”, disse Silveira durante entrevista à imprensa nesta terça-feira (9).

O governo estima que a medida tenha o potencial de reduzir em cerca de 500 milhões de litros mensais a necessidade de importação de gasolina, o que pode zerar a dependência externa da importação de combustível.


Tarifaço

Durante a coletiva, o ministro também comentou sobre a proposta dos Estados Unidos de criar duas novas tarifas sobre produtos importados do Brasil. Silveira demonstrou preocupação com as medidas.

“Estive com o presidente Lula no Salão Oval e saímos de lá convictos de que tínhamos 30 dias para negociar taxas e o equilíbrio comercial”, disse Silveira. “Infelizmente, fomos surpreendidos, de forma irresponsável, pela taxação, que é derivada de intervenções de brasileiros nos EUA.”


O ministro acrescentou que Lula tem sido “muito firme” e que reforçará, na próxima reunião de cúpula do G7 entre os dias 15 e 17 de junho, na França, que “o Brasil tem sua soberania garantida”.

*Estagiária do R7, sob supervisão de Augusto Fernandes, editor-chefe.

Search Box

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.